Por lucas.cardoso

Buenos Aires - A Odebrecht vai ficar impedida de participar de licitações de obras públicas na Argentina por um ano, de acordo com uma resolução oficial divulgada nesta terça-feira.

O Conselho do Registro Nacional de Construtores e Firmas Consultoras de Obras Públicas suspendeu de forma preventiva, por 12 meses, a tramitação do certificado de capacidade de contratação anual para a empreiteira, segundo comunicado do Ministério do Interior.

"Há indícios fortes e convincentes da participação da empresa em práticas de corrupção, que resultam inclusive de documentação entregue pela própria empresa", afirma o comunicado. 

A Odebrecht, que está inscrita no Registro Nacional de Construtores da Argentina, tinha obtido em junho de 2016 um certificado de capacidade de construção anual, e iniciou os trâmites para renová-lo.  Alvo na operação "Lava Jato", a empreiteira é acusada de pagar propina em vários países onde realizou obras públicas. 

Na Argentina, a Odebrecht é investigada em pelo menos três obras públicas: o aterramento da ferrovia Sarmiento, a estação de tratamento de água de AySA e os gasodutos Norte e Sul.

A empreiteira admitiu à Justiça americana que pagou mais de 35 milhões de dólares em subornos, entre 2007 e 2014, na Argentina. 

Você pode gostar