Por lucas.cardoso

Caracas - Opositores venezuelanos bloquearam nesta segunda-feira as ruas em diversas cidades do país para promover o que chamam de ofensiva final contra o presidente Nicolás Maduro: um plebiscito que realizarão no domingo contra a Assembleia Constituinte convocada pelo mandatário.

Com cordas, veículos e barricadas de árvores e de lixo, grupos de opositores participam do "grande bloqueio", que já dura dez horas, para aumentar a pressão contra o governo e impulsionar a consulta.

Opositores tomam as ruas para promover plebiscito contra Nicolás MaduroAFP

"Este povo está decidido a continuar a luta pela liberdade. No domingo haverá o ato de desobediência civil mais importante da história da Venezuela", declarou Freddy Guevara, vice-presidente do Parlamento, de maioria opositora, em um bloqueio no leste de Caracas.

À margem do poder eleitoral, ao qual acusa de servir ao governo, os opositores realizarão um plebiscito simbólico, confiantes de que a votação mostrará uma rejeição em massa à Constituinte convocada por Maduro para, segundo eles, perpetuar-se no poder. 

Animados com a transferência de Leopoldo López da prisão, após três anos e cinco meses, para cumprir pena domiciliar, os opositores dizem que continuarão nas ruas contra a Constituinte, pela libertação plena de 431 "presos políticos" que dizem haver na Venezuela e pela saída de Maduro.

"A (soltura) de Leopoldo é um passo, temos que continuar por todos os presos e até que haja eleições gerais. Este governo quer nos matar de fome. No domingo verá que não tem apoio. Aqui não há medo", disse Miguel Vielma, universitário de 18 anos.

Você pode gostar