Por thiago.antunes

Lima - O Peru chamou o seu embaixador em Quito, Hugo Otero, para uma consulta pela construção de um muro fronteiriço por parte do Equador, apesar dos pedidos de Lima para paralisar a obra, informou nesta segunda-feira a chancelaria.

"A decisão foi tomada levando em consideração que o governo do Equador construiu um muro como parte do chamado Parque Lineal na faixa direita do Canal Internacional de Zarumilla", indicou a chancelaria em um comunicado. Acrescentou que em mais de uma ocasião o Peru solicitou ao Equador que "paralisasse a obra".

A chancelaria peruana denunciou em seu comunicado que o muro viola o acordo de paz assinado entre os dois países em 1998, pelo qual concordaram em acabar com mais de meio século de polêmicas que resultaram em dois conflitos bélicos, o último em 1995.

"Esta construção constitui um incumprimento do número 21 do Acordo de Bases, que faz parte dos Acordos de Brasília de 1998, mediante o qual o Equador foi obrigado a deixar uma faixa de 10 metros do lado direito do Canal para que ambos os países pudessem realizar sua manutenção e limpeza", detalha o comunicado.

Você pode gostar