Por rodrigo.sampaio

Canadá - Pouco tempo depois do anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que proibirá o ingresso de transexuais nas Forças Armadas de seu país, os militares canadenses responderam abrindo suas portas para "todas as orientações sexuais". 

Donald Trump declarou nesta quarta que irá proibir transexuais de ingressar no Exército AmericanoAFP

"Damos as boas-vindas aos canadenses de todas as orientações sexuais e identidades de gênero. Junte-se a nós!", declarou a conta oficial da Forças Armadas canadense no Twitter.

O texto estava acompanhado de uma foto da Banda da Marinha Real Canadense desfilando em uma das comemorações do Dia do Orgulho Gay, em Toronto, o maior de seu gênero realizado no continente americano.

O tweet das Forças Armadas do Canadá também tinha um link para um site onde informava as oportunidades de trabalho e profissionais no Exércitos do país. Estima-se que aproximadamente 200 pessoas das Forças Armadas do Canadá são transexuais.

Segundo dados informados na quarta-feira, o Departamento de Defesa do Canadá pagou, entre 2008 e 2015, um total de 19 operações de mudança de sexo com custo total de 309 mil dólares canadenses (cerca de US$ 250 mil).

Trump anunciou que pretende não permitir que os transexuais atuem nas Forças Armadas do país, sem explicar quando a proibição entrará em vigor e revertendo a abertura adotada no ano passado pelo ex-presidente Barack Obama.

O republicano anunciou a mudança pelo Twitter e disse que, após ter consultado generais e especialistas, decidiu não "aceitar nem permitir" que os transgêneros sirvam nas Forças Armadas.

Você pode gostar