Por leonardo.rocha

Goiás - O estado de Goiás confirmou neste sábado o primeiro caso de febre chikungunya no local. A doença viral tem sintomas semelhantes à dengue, e também é transmitido por um mosquito. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), afirmou que uma mulher, com idade entre 35 e 40 anos, está em observação, mas passa bem. Ela não teve consequências graves da infecção. Ainda segundo a secretaria, a paciente teria contraído o vírus em uma viagem à República Dominicana.

Vírus chikungunya também pode ser transmitido pelo Aedes Aegypti Agência Brasil


No início do mês de julho, uma pessoa deu entrada em um hospital de Goiás com suspeita da doença, mas o caso descartado. De acordo com a SMS, a paciente de 34 anos, que também havia viajado para à República Dominicana, foi diagnosticada com uma virose e não com o vírus chikungunya.

Os dois casos no estado foram avaliados pelo Instituo Evandro Chagas, localizado no Pará, que é referência neste tipo de exame.

Similar à dengue, febre chikungunya preocupa autoridades no Brasil

CASOS ANTERIORES

A Secretaria de Saúde de São Paulo informou que, no estado, dois casos importados confirmados da doença foram detectados em viajantes brasileiros procedentes do Sudeste Asiático em 2010. No caso dos militares, o Ministério da Defesa afirmou que ainda não há prazo de liberação dos soldados, já que alguns resultados não estão prontos.

SINAIS E SINTOMAS

Além de ser transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pelo Aedes albopictus, o vírus Chikungunya apresenta sinais e sintomas semelhantes aos da dengue: febre, dores no corpo e no fundo dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo e dores nas articulações. A evolução da doença pode desencadear artrite e sequelas permanentes.

TRATAMENTO

Não há vacina ou remédio. O tratamento é com hidratação e medicamentos para aliviar sintomas. Complicações graves são raras, mas em pessoas idosas pode matar.

PREVENÇÃO

O jeito é combater o mosquito, evitando água parada, onde ele se reproduz. Pratos sob vasos de plantas devem ser retirados e caixas d’água, totalmente vedadas. Bandejas de ar-condicionado e de geladeira devem ficar sem água e limpas.

RISCO NO PAÍS

O especialista em Saúde Pública da Unesp Araraquara, Adriano Mondini, ressalta que a transmissão do Chikungunya pelo vetor da dengue, Aedes aegypti, pode ser um problema na Copa do Mundo. Principalmente, porque muitos turistas estarão no país e as unidades de saúde podem não saber fazer uma avaliação correta.

Você pode gostar