Por tiago.frederico
Roger AbdelmassihEfe (arquivo)

São Paulo - O "Fantástico", da TV Globo, deste domingo exibiu reportagem sobre o desaparecimento de embriões produzidos na clínica do ex-médico Roger Abdelmassih. Condenado pela Justiça a 278 anos de prisão por atacar sexualmente 52 mulheres, Abdelmassih é acusado pelas vítimas de ter implantado em outras mulheres ou descartado os embriões que não foram usados na fertilização.

Algumas das vítimas, como Vana Lopes, fizeram o tratamento de fertilização há mais de 20 anos. O tratamento consiste em extrair óvulos da mulher e fecundar com os espermatozoides, o que dá origem a embriões que são implantados no útero da mulher. Muitas vezes são produzidos mais embriões do que os necessários. Alguns são implantados, e outros são congelados, para serem usados em outras tentativas de fertilização.

A dúvida das vítimas de Abdelmassih é sobre o que foi feito dos embriões que não foram implantados. A clínica, fechada depois da condenação do ex-médico, hoje é um laboratório, e os novos donos afirmam terem recebido o imóvel vazio. A suspeita de alguns casais é que os embriões tenham sido implantados em outras mulheres.

Os órgãos de vigilância sanitária, que seriam responsáveis pela fiscalização das clínicas de fertilização, tampouco sabem do destino dos embriões. A Anvisa passou a fiscalizar os relatórios das clínicas somente após o fechamento do estabelecimento de Abdelmassih. A vigilância sanitária estadual se eximiu do problema, afirmando que não se trata de uma questão sanitária.

Vana Lopes fez tratamento de fertilização há mais de 20 anos Reprodução TV Globo

As vítimas de Abdelmassih pretendem entrar na Justiça para descobrir o paradeiro de seus embriões. Mas um problema que vão enfrentar é a falta de legislação para casos como esse. A regulamentação da fertilização in vitro no Brasil é feita pelo Conselho Federal de Medicina, e não tem força de lei. Por isso, se Abdelmassih descartou os embriões ou os implantou em outras mulheres, ele não cometeu um crime.

Leia mais:

Publicidade
Publicidade
Procurada pelo "Fantástico", a clínica de fertilização em que hoje trabalha Vicente Abdelmassih, filho de Roger, afirma por meio da assessoria de imprensa que tem em seu poder alguns embriões congelados que eram da clínica de Roger, mas não todos. Os embriões que estão na clínica em que trabalha Vicente foram resgatados por funcionários da antiga clínica de Roger.



Você pode gostar