Por gabriela.mattos

Brasília - A presidente Dilma Rousseff sobrevoa neste sábado as áreas alagadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Antes do sobrevoo às regiões mais atingidas na região metropolitana de Porto Alegre, Dilma anunciou que uma equipe do governo federal estará no Rio Grande do Sul a partir da próxima segunda-feira para ajudar as prefeituras que precisam encaminhar documentos para obter recursos da União.

Dilma Rousseff sobrevoa áreas atingidas por chuvas no Sul do BrasilRobert Stuckert Filho/PR

“Além dos 66 municípios que nós já reconhecemos como estado de emergência, nós vamos vir com uma equipe junto com a equipe do governo estadual e dos prefeitos para tomar as providências necessárias para que se cumpram os requisitos para que eles [municípios] possam ser enquadrados em estado de emergência. Porque não podemos usar recursos públicos sem atender à lei”, disse Dilma.

VEJA MAIS

Temporais afetam mais de sete mil pessoas em Santa Catarina

Chuvas provocam danos em 31 municípios de Santa Catarina

No final da manhã, Dilma reuniu-se na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, com o governador José Ivo Sartori, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, com os ministros da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, e com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul registra 132 cidades prejudicadas pelas chuvas que castigam o estado desde o inicio do mês, com 177 mil pessoas atingidas, 6.408 famílias desalojadas e 1.353 desabrigadas. Em Porto Alegre, mais de 10 mil pessoas tiveram as residências alagadas, e 1,5 mil estão fora de casa.

Você pode gostar