Por clarissa.sardenberg

Santa Catarina - Passa de 7,4 mil o total de pessoas afetadas pela forte chuva que atinge Santa Catarina desde a última quinta-feira. Segundo relatório divulgado na madrugada desta quarta-feira pela Defesa Civil, chega a 35 o número de cidades prejudicadas, e o mau tempo continua. A previsão é de chuva para todas as regiões do estado, com intensidade moderada a forte, além de risco de temporal isolado com raios e granizo, principalmente no Oeste e Sul do estado.

Abrigo improvisado em ginásio de Rio Negrinho%2C em Santa CatarinaDivulgação Defesa Civil SC

A Defesa Civil faz um alerta para que moradores se preparem para temporal e chuva de granizo nesta quarta e quinta-feira. Cerca de 622 pessoas já ficaram desalojadas e 316, desabrigadas. O número de residências atingidas chegou a 1.558. Uma pessoa morreu em decorrência de um raio.

O secretário de Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus, informou que estão sendo tomadas medidas preventivas, para diminuir os impactos. “Conseguimos ser muito efetivos na evacuação de locais atingidos e atendemos a população em menos de 24 horas. Temos um sistema de barragens que minimizou o efeito dos alagamentos.”

Ele informou ainda que as áreas com risco de deslizamento estão sendo monitoradas, e os moradores das regiões, alertados para prevenir desastres.

O município de Lebon Régis teve o maior número de pessoas atingidas até o momento: 5,5 mil. Foram registrados deslizamentos, queda de raio e de árvores, além de alagamentos em todo o estado.

De acordo com a Defesa Civil, devido ao solo encharcado e aos rios cheios, Santa Catarina continua em alerta.

Você pode gostar