Por nicolas.satriano
Rio - Uma possível manobra mal executada, seguida de um estrondo, causou pânico entre funcionários que trabalhavam no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, na manhã deste sábado. Segundo informações da RioUrbe - que fiscaliza a obra -, o erro ocorreu durante a colocação de uma barra metálica de quatro metros e 30 cm de diâmetro no teto do estádio, que reforçaria a estrutura do Engenhão.
Não há informações de feridos e, de acordo com funcionários que trabalham na obra, o expediente deste sábado foi encerrado.
Estrondo causa pânico em funcionários que trabalham na reforma do EngenhãoBruno de Lima / Arquivo O Dia
Publicidade
Assustados, os operários saíram do estádio no início desta tarde. Eles, que não quiseram se identificar, afirmaram que parte da estrutura da cobertura cedeu. A RioUrbe nega. 
"Está desabando tudo. Parte da estrutura que cedeu foi perto do elevador do Engenhão", disse um funcionário. "Depois disso, liberaram a gente. Amanhã vamos trabalhar normalmente", completou outro operário. 
Publicidade
'Barulho assustou funcionários', diz presidente do Botafogo
Presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, reafirmou que houve um estrondo, mas negou problemas estruturais: "Houve um choque de duas peças que estavam sendo içadas. Com esse choque teve um barulho e as pessoas se assustaram, mas não teve maiores consequências. Ninguem se machucou, foi só um grande susto".
Publicidade
"O Anderson Simões (vice-presidente administrativo) estava lá até agora pouco, mas tecnicamente ainda não tenho informação sobre afundamento. Estamos tranquilos esperando o laudo oficial da RioUrbe", completou o presidente do clube. 
Prefeito nega problemas e garante entrega do estádio dentro do prazo
Publicidade
O prefeito Eduardo Paes, que participou de campanha contra a dengue nesta manhã, comentou o incidente no estádio, e garantiu que não houve problemas no local: "Não houve problema nenhum. Falei com o engenheiro responsável pela obra, nesta manhã. Ele disse que um operário se assustou com o movimento da arquibancada (provocado pelo impacto da barra de ferro). Não foi nada e o estádio vai ser entregue ao Botafogo e a população carioca no prazo", garantiu.
Na última sexta-feira, durante o lançamento do calendário de eventos do 'Rio 450 anos', Paes não quis confirmar uma data para a reabertura do Engenhão, mas disse que isso seria feito antes do aniversário da cidade, que acontece em março. A nova diretoria do Botafogo aguarda o estádio já para janeiro.
Publicidade
O Engenhão foi fechado no dia 26 de março de 2013 por apresentar problemas na cobertura sobre as arquibancadas, segundo dados do laudo preliminar de uma empresa alemã. 
Publicidade