A conta do IPVA é simples: basta calcular o valor venal do veículo sobre a taxa referente ao combustível. Os movidos a gasolina pagam alíquota de 4%; flex, 3%; etanol, 2%; e GNV, 1%. Um Fiat Uno Way 1.0 de 2014, flex, por exemplo, que custa R$ 30.939, deverá ter o imposto calculado em R$ 928,17. O mesmo modelo em GNV cairia para R$ 309,39. Já um Celta 1.0 Advan do ano, a gasolina, no valor total de R$ 28.372, teria o IPVA a R$ 1.134,88.
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A alíquota para caminhões e veículos de transporte de passageiros a taxímetro é de 1%. Ônibus, micro-ônibus, motocicletas e ciclomotores pagam 2% em cima do valor venal do veículo. O imposto será cobrado somente para os modelos fabricados de 2000 a 2014. Os veículos mais antigos estão isentos, e o proprietário deve quitar apenas a taxa de licenciamento anual do Detran-RJ, no valor de R$ 114,68, e o seguro obrigatório DPVAT, mantido em R$ 105,65 para carros de passeio e táxis. Os automóveis novos, do ano, com pedido de isenção efetuado 90 dias após a emissão da nota fiscal de aquisição do veículo, também estão livres do imposto.
A guia de pagamento do IPVA ficará disponível nos sites da Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) e do Bradesco (www.bradesco.com.br). A frota de Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) registrados em 2014 para recolhimento de IPVA é de mais de 3,5 milhões de veículos. Nesse total já estão desconsiderados os automóveis isentos ou imunes. O valor a ser apurado com o imposto deste ano deverá alcançar R$ 2,250 bilhões. Para os motoristas que optarem pelo pagamento parcelado, a taxa poderá ser dividida em três vezes. O último pagamento, para as placas com final 9, será em 16 de abril.