Por bianca.lobianco

Rio - O temporal que caiu no Rio na noite deste domingo provocou o desabamento de um trecho do muro do Cemitério Tanque do Anil, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Não houve feridos. A queda da construção e a grande quantidade de água chegou a arrastar ossos de cadáveres para a calçada e a pista da Rua Marechal Bento Manoel, na Vila Operária. 

No Centro do Rio, na Rua do Resende, a fachada de um prédio desabou, no final desta madrugada. O local foi isolado e os órgãos responsáveis foram acionados para tomarem as medidas cabíveis, disse a Defesa Civil.

Dois postes e um semáforo foram atingidos pelos destroços Oswaldo Praddo / Agência O DIA

Leia mais:

Bombeiros ainda procuram corpos de ocupantes de veículo que caiu em canalRegião Metropolitana tem diversas ruas alagadas, após temporalTrens circulam com velocidade reduzida nos ramais Belford Roxo e Saracuruna

Por volta das 10h desta segunda-feira, a cidade do Rio de Janeiro retornou ao Estágio de Normalidade, informou o Centro de Operações da Prefeitura (COR), no entanto, sirenes foram disparadas, de forma preventiva, nas comunidades do Andaraí, Arrelia e Jamelão, todas na Zona Norte. Os moradores foram orientados a se dirigirem para pontos de apoio.

De acordo com a Defesa Civil, um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro a partir de 40 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar encostas vulneráveis a deslizamentos. Na estação pluviométrica do Andaraí, foi registrado o acumulado de 68 mm.

De acordo com o COR, a mudança de estágio ocorre pois as áreas de instabilidade, associadas à passagem de uma frente fria, que afetavam as condições de tempo na capital se deslocaram para o Norte do estado.

Segundo a Defesa Civil, agentes realizaram vistorias para verificar as condições estruturais dos imóveis das áreas de risco, mas não foram registradas graves ocorrências nas comunidades mais atingidas pela 

Ainda sobre as comunidades onde as sirenes foram acionadas, a Defesa Civil disse que, antes do alarme ser disparado, lideranças comunitárias treinadas pelo órgão já haviam informado aos moradores sobre a possibilidade de evacuação assim que receberam as mensagens nos celulares que a Prefeitura do Rio disponibilizou e que compõem o sistema de alerta preventivo.

Destroços interditaram a Rua do Resende%2C na atura do número 182Oswaldo Praddo / Agência O DIA

"Os equipamentos funcionam nos locais apontados por mapeamento elaborado pela Geo-Rio, que identificou todas as comunidades que têm pontos com alto risco de deslizamento na cidade e integram o sistema de alerta comunitário desenvolvido pela Defesa Civil, que tem o objetivo de reforçar a atuação em casos de urgências. Todas as comunidades mapeadas contam com representantes treinados. As sirenes são acionadas caso a Defesa Civil e o Alerta Rio identifiquem que as chuvas atingiram níveis críticos, baseados nas informações coletadas no Centro de Operações Rio, que monitora a cidade 24 horas", explicou a Prefeitura do Rio, em nota.

O Sistema Alerta Rio, vinculado ao COR, informa que há previsão para esta manhã de ocorrência de chuva fraca em pontos isolados do Rio.

O município estava em Estágio de Atenção desde as 17h23 deste domingo. O Estágio de Normalidade, primeiro em uma escala de três, é caracterizado pela ausência de chuva ou ocorrência de chuva fraca nas próximas horas. Já o Estágio de Atenção, o segundo, é caracterizado pela possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas.


Você pode gostar