Por tiago.frederico

Rio - A Federação das Associações e Sindicatos do Estado do Rio de Janeiro (Fasp-RJ) entrou com uma ação de inconstitucionalidade, no Tribunal de Justiça do Rio, na última quarta-feirano, exigindo que agentes da Guarda Municipal possam ter porte de arma de fogo. A organização, junto com o Sindicato dos Servidores do Município (Sisep-Rio), pretende riscar o termo "não façam uso de arma de fogo" e deixar "façam uso de arma de fogo". Assim, os agentes poderão ser treinados para usar tanto as pistolas de choque (taser) quanto armas letais.

SAIBA: Ato pede cumprimento de lei que prevê porte de arma para guardas

"O agente não pode ser treinado por militar, a GM-Rio precisa criar uma própria estrutura de paiol, colete a prova de bala e não deve ter uma preparação miojo, que em três meses o guarda consegue o porte. O agente é preparado para estar na rua e agora deve ser preparado para ter arma de fogo. Somos a favor de qualificar o guarda", disse Frederico Sanches, diretor jurídico do Sisep-Rio. O site da entidade tem a íntegra da ação (sisep-rio.org.br).

O termo "não", que a ação pede a exclusão, está no artigo 30, inciso VII da Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro de 5/4/1990, que institui de guardas municipais especializadas, que não façam uso de armas. A alegação é de que não conceder o porte de arma de fogo ao agente da GM viola a Constituição Estadual, além de afrontar as leis federais 13.022/2014 (que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais) e 13.060/2014 (que determina a formação dos agentes das forças de segurança) e, por conseguinte, a Constituição Federal.

Para o Sisep-Rio, a lei do município é inferior a lei federal, assim como as constituições estadual e federal. "O município deve respeitar a Constituição. A proibição de arma de fogo por parte dos agentes das GM impede o exercício da função, já que poderiam coibir os delitos de forma primária, sem necessitar de acionamento do 190. Mas não podem portar arma letal porque não receberam treinamento", disse Sanches.


Você pode gostar