Por marlos.mendes
Rio - Os cariocas enfrentam a partir deste sábado mais mais mudanças nas linhas de ônibus que passam pela Zona Sul. Esta é a última etapa do processo de reestruturação dos itinerários prevista para este ano e vai eliminar seis linhas, criar duas novas e modificar uma.
Desde o início das mudanças, em outubro, foram extintas 29 linhas de ônibus, modificados os trajetos de outras 13 e criados 10 novos itinerários. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, estudos mostraram que já houve redução de cerca de 10% de ônibus circulando pelos corredores BRS de Copacabana, e 20%, nos do Centro. O objetivo da prefeitura é reduzir o número de coletivos nas ruas, acabando com as linhas sobrepostas e melhorando o trânsito. A implementação total do projeto deve ser concluída em março, reduzindo 35% da frota que circula na Zona Sul.

Para compensar as seis linhas eliminadas neste sábado, duas novas circulares começam a rodar pela Zona Sul. A Circular 1 (Leblon - Cosme Velho) passará por Ipanema, Copacabana, Urca, Largo do Machado, Laranjeiras, Cosme Velho, Rebouças e Gávea. Já a Circular 2 (Leblon - Urca) terá faz o trajeto no sentido inverso, passando por Jardim Botânico, Rebouças, Laranjeiras, Urca, Copacabana, Ipanema e Leblon. Enquanto isso, saem de circulação as linhas 511 e 512 (Leblon - Urca); 569 e 570 (Largo do Machado - Leblon); 573 e 574 (São Salvador - Leblon). A 513 (Metrô Botafogo - Urca) terá seu trajeto estendido até o Humaitá.

Os passageiros de trens também terão mudanças. Aos sábados, a partir das 9h, todos os trens dos ramais de Japeri e Santa Cruz serão paradores e com ar condicionado.

Fiscais encontraram irregularidades como bancos soltos%2C documentos atrasados e até baratas nos coletivos durante operaçãoDivulgação

Procon interdita 44 ônibus em Caxias

Agentes do Procon Estadual interditou ontem 44 de 53 ônibus fiscalizados na Operação Roleta Russa, realizada na garagem da Viação Trel, na Rodovia Rio-Magé, em Duque de Caxias. O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) também participou da ação e vistoriou 22 veículos, encontrando tacógrafos com lacres violados ou rompidos em 15 deles.

Entre as irregularidades que motivaram as interdições, estão bancos soltos, para-brisas rachados, limpadores de para-brisas sem funcionamento, lanternas queimadas, além de baratas nos veículos. Há ainda documentos atrasados desde 2013 e elevador de acesso para cadeirantes quebrado.

A empresa informou que os veículos interditados estavam aguardando limpeza e manutenção, e que possui 500 ônibus. Portanto, o serviço não será afetado.