População precisa ficar atenta aos horários de vacinação para homens e mulheres
População precisa ficar atenta aos horários de vacinação para homens e mulheresDivulgação/Prefeitura de Nova Iguaçu
Por O Dia
Rio -  A prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, vai aplicar, nesta segunda-feira (17), a segunda dose da Coronavac (cartão azul) para aqueles que receberam a primeira dose do imunizante até o dia 12 de abril. Pessoas de 28 a 39 anos com comorbidades e acima dos 18, com deficiência definitiva, serão imunizadas nesta semana com a AstraZeneca, assim como aqueles que têm que receber a segunda dose da AstraZeneca (cartão laranja) conforme agendamento de retorno. A cidade realiza a vacinação de acordo com os horários e divisão de gênero.

Confira como será realizada A vacinação de primeira dose da Astrazeneca para pessoas com comorbidades:

- segunda feira (17) - homens e mulheres de 39 e 38 anos.
- terça-feira (18) será a vez de homens e mulheres de 37 e 36 anos.
- quarta-feira (19), homens e mulheres de 35 e 34 anos serão imunizados.
- quinta-feira (20), os homens e mulheres de 33 e 32 anos.
- sexta-feira (21) - Homens e mulheres de 31 e 30 anos
- sábado (22), homens e mulheres de 29 e 28 anos

A população precisa ficar atenta aos horários de vacinação para homens e mulheres. A regra vale tanto para quem irá receber a Astrazeneca quanto para a Coronavac. De segunda a sexta-feira, as mulheres se vacinarão das 8h30 às 13h, e os homens das 13h às 16h. No sábado o horário é reduzido e mulheres serão imunizadas entre 8h30 e 11h, enquanto os homens receberão as doses das 11h às 14h.

Prefeitura abre 23º ponto de vacinação

O município abriu seu 23º ponto de vacinação contra a Covid-19. Moradores da região do Km 32 podem ir na Clínica da Família do Km 32, observando o cronograma anunciado. A Clínica fica na Av. Nossa Senhora das Graças.

Quem pode se vacinar
Os profissionais de saúde com a idade de 26 anos ou mais, idosos acima de 60 anos e pessoas com comorbidade acima de 40 anos que ainda não se vacinaram devem comparecer a qualquer ponto de vacinação com os documentos necessários, cumprindo o horário e separação de gêneros.

Pessoas do grupo de deficiências são aqueles com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e transtorno do espectro autista. Já aqueles do grupo de comorbidades são os portadores de diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial grau 3, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida IMC maior que 30, síndrome de Down, cirrose hepática, portadores de próteses valvares, portadores de dispositivos cardíacos implantados, além de doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Para serem vacinados, é preciso apresentar comprovante assinado por médico, contendo assinatura e registro no conselho de Classe, que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades e deficiências; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; Comprovante de residência e três últimas receitas, com validade máxima de 12 meses.

O horário de funcionamento nos pontos de vacinação é das 8h30 às 16h, com exceção aos sábados, que vai até as 14h. A lista completa com os endereços dos 23 pontos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização está em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/