Rio - A pesquisa ‘Projetos de mídia-educação nas escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro e aprendizagem escolar’, realizada pelo Grupo de Pesquisa Educação e Mídia (Grupem), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), em parceria com o Instituto Desiderata e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME), não se restringe ao uso de mídia eletrônica nas escolas. A pesquisa volta-se ao entendimento dos modos de inserção das linguagens dos meios de comunicação nas práticas pedagógicas e, neste sentido, muitos outros dados igualmente importantes foram coletados.
É preciso destacar que a Secretaria Municipal de Educação é a principal interessada nos resultados do estudo, pois uma de suas maiores preocupações é acompanhar de perto a realidade das escolas e identificar os aspectos que demandam maior atenção para garantir a qualidade e a continuidade do trabalho pedagógico a ser desenvolvido. Os dados levantados nesta primeira etapa, quantitativa, estão sob a análise das equipes da secretaria, incluindo agendas com outras pastas e órgãos da Prefeitura do Rio de Janeiro, para discutir e elaborar propostas de ação em conjunto.
É interessante destacar que a primeira fase contou com a participação de 924 escolas de Ensino Fundamental, representando 91% do total, o que é inédito em estudos desta natureza, considerando ainda as dimensões da Rede Pública do Rio, e que todos os questionários utilizados na coleta de dados foram enviados por e-mail e respondidos on-line pelos diretores das unidades escolares, apesar de os dados da pesquisa apontarem que a internet das escolas é ruim ou péssima.
A pesquisa ainda está em andamento, já que a segunda etapa, qualitativa, terá início em 2016 e envolve a observação do trabalho no campo da mídia-educação em algumas unidades identificadas na primeira fase. A secretaria estará atenta aos resultados que poderão servir de subsídios para as ações executadas no campo da mídia-educação na Rede Municipal.
?Helena Bomeny é secretária municipal de Educação