Por gabriela.mattos

Rio - O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), emitiu uma nota, nesta sexta-feira, repudiando o caso de estupro coletivo que ocorreu na Zona Oeste do Rio. Uma jovem, de 16 anos, teria sido estuprada por 33 homens e, depois, ela foi exposta nua e desacordada em um vídeo que circulou nas redes sociais. "Repudio com a mais absoluta veemência o estupro da adolescente. É um absurdo que em pleno século 21 tenhamos que conviver com crimes bárbaros como esse", lamentou.

Presidente em exercício, Michel Temer divulgou nota de repúdio ao caso de estupro coletivo que ocorreu na Zona OesteBeto Barata/PR

Além disso, ele disse que convocou uma reunião com os secretários de segurança pública de todo país, na próxima terça-feira, para tomar "medidas efetivas para combater a violência contra a mulher". "Vamos criar um departamento na Polícia Federal tal como fiz com a delegacia da mulher na Secretaria de Segurança Pública do governo Montoro, em São Paulo. Ela vai agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país", contou.

Temer reforçou ainda que o governo está "mobilizado, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro", para ajudar na apuração e punir os autores do estupro e da divulgação das imagens nas redes sociais.

Dilma também presta solidariedade à vítima

A presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), também prestou solidariedade à vítima de 16 anos nas redes sociais. "Uma barbárie", definiu. Dilma ainda reforçou que repudia a violência contra as mulheres e destaca que é preciso combater este problema. "Precisamos combater, denunciar e punir este crime. É inaceitável que crimes como esse continuem a acontecer. Repito, devemos identificar e punir os responsáveis", afirmou.

LEIA MAIS

Vídeo que expõe mulher nua após suposto estupro revolta internautas

?Internautas fazem 'vomitaço' contra declarações de Lobão sobre estupro

?'Não dói o útero e sim a alma', escreve jovem vítima de estupro coletivo

O caso chocou os internautas e ganhou uma grande repercussão nas redes sociais desde esta quarta-feira. Nas imagens, dois homens exibem a jovem: “Essa aqui, mais de 30 engravidou. ‘Intendeu’ ou não ‘intendeu’?”, diz um deles em meio a muitas gargalhadas.

A Polícia Civil identificou dois homens que postaram na Internet fotos e vídeo de uma jovem, de 16 anos, que teria sido estuprada coletivamente por 33 homens, no Morro São João, em Jacarepaguá, na Zona Oeste, além de outros dois que teriam participado do crime bárbaro, um deles visto em uma das imagens que se tornaram públicas. Nesta quinta-feira, a menina prestou depoimento na delegacia e fez exames. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a menina já tomou também medicamentos para evitar a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis. O órgão informou ainda que ela foi encaminhada para um acompanhamento psicológico.

Francisco Dornelles se manifestou sobre o caso

Em nota divulgada nesta sexta-feira, o governador em exercício Francisco Dornelles também se mostrou indignado com o caso de estupro coletivo da adolescente de 16 anos e pediu empenho máximo para identificar os autores dessa barbárie. "O que aconteceu é estarrecedor e inaceitável. Estamos atuando em regime de prioridade, com total dedicação de nossas autoridades e profissionais, para que tenhamos uma rápida resposta à vítima, sua família e à sociedade. Também estamos dedicados ao fundamental acolhimento e ao amparo psicológico à adolescente e sua família, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos", reforçou Dornelles.

Você pode gostar