Por tiago.frederico
Dom Orani chegou a sair do carro durante o tiroteio para se protegerWhatsApp O DIA (98762-8248)

Rio - Arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal dom Orani Tempesta ficou preso por aproximadamente 15 minutos em meio a uma troca de tiros, em Santa Teresa, no Centro da cidade, na manhã desta sexta-feira.

Ele tinha acabado de sair do Cristo Redentor e seguia para o Aeroporto Santos Dumont quando se deparou com um confronto entre policiais militares e bandidos, próximo ao hotel Santa Teresa.

O cardeal e seu motorista chegaram a sair do carro para se abrigar. Assim que o tiroteio cessou, ele retornou para o interior do veículo. O carro deu ré e seguiu com Dom Orani pela Rua Alice em direção ao aeroporto. O arcebispo do Rio grava nesta sexta-feira um DVD na TV Século 21, em Valinhos, São Paulo.

VÍTIMA DA VIOLÊNCIA

Em julho do ano passado, Dom Orani foi vítima de um assalto e teve seu carro roubado na Rua Goiás, em Quintino, na Zona Norte. Segundo a Polícia Civil, ele estava no carro na companhia de um casal de amigos italianos e seu motorista, quando um veículo com quadro bandidos armados se aproximou. Foi o segundo roubo que Dom Orani sofreu num intervalo de um ano. Em setembro de 2014, ele foi assaltado por três homens armados em Santa Teresa. Um dos ladrões chegou a reconhecer o cardeal e pediu desculpa pelo roubo, mas levou o anel, o cordão com o crucifixo, o celular e a caneta do arcebispo. Segundo a assessoria da Arquidiocese, o carro só não foi levado porque Dom Orani foi reconhecido.

MANHÃ VIOLENTA

Esta manhã é de violência em áreas ocupadas por Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Ataques a policiais foram registrados no Morro da Mangueira, na Zona Norte, e nas comunidades Fallet/Fogueteiro, em Santa Teresa. Ainda não há registros de feridos ou presos.

Segundo o comando da UPP Coroa/Fallet/ Fogueteiro, agentes da unidade foram atacados por criminosos armados quando faziam patrulhamento na localidade conhecida como Campo do Capitão, no Fallet. O policiamento foi reforçado por unidades da região e também por policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia).

SAIBA: Tiroteio no Lins assusta moradores e deixa mais de 1.400 alunos sem aula

Nas redes sociais, moradores da comunidade de Santa Teresa externaram sua preocupação com o tiroteio. "Muitos tiros", disse um homem. "Muito tiro Deus proteja nossa comunidade (sic)", disse uma moradora.

LEIA MAIS:

Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta é assaltado por bandidos na Zona Norte

Dom Orani será chamado para prestar depoimento sobre assalto em Quintino

Dom Orani vive a realidade do 'rebanho', afirma em nota arquidiocese

Carro do arcebispo do Rio, Dom Orani, levado por criminosos é encontrado

Disque-Denúncia lança cartaz de acusados de matar turista alemão

Sob a mira de pistola, Dom Orani perdoa assaltantes

Arcebispo do Rio, Dom Orani é assaltado em Santa Teresa

Você pode gostar