Por rafael.nascimento

Rio - Um bueiro da Light explodiu e feriu oito pessoas, por volta da meia-noite deste domingo na Lapa, região repleta de bares e que fica lotada nos fins de semana. O incidente aconteceu na esquina da Rua do Senado e da Avenida Gomes Freire. Oito pessoas que estavam em um bar próximo ao local ficaram feridas. Duas delas foram levadas para o Hospital Souza Aguiar, no Centro e outras duas foram encaminhadas para o Hospital Miguel Couto, na Gávea. Uma das vítimas teve 50% do corpo queimado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram identificadas como sendo Aline Paes, 24, Márcio Santos, 39, Paula Machado, 38, e um homem identificado como Claudiney Barino, de 45 anos. Uma quinta vítima recusou atendimento do Corpo de Bombeiros.

Em relação aos outros três feridos, ainda não há informações sobre o estado de saúde deles, nem para quais unidades de saúde foram levados.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Aline Paes teve 50% do corpo queimado. Outra vítima que sofreu queimaduras foi Claudiney Barino. Segundo um comunicado, ele têm 18% de queimaduras pelo corpo. Ambos estão internados no Souza Aguiar e serão transferidos, na tarde deste domingo, para o Hospital da Força Área do Galeão, na Ilha do Governador.

Já as vítimas Paula Machado e Márcio Santos foram socorridos para o Miguel Couto. A mulher teve ferimentos leves, foi medicada e liberada no começo da manhã deste domingo. Já Santos, está internado com queimaduras leves e seu quadro de saúde é estável. Não há previsão de alta médica. 

Equipe da Light durante uma perícia no bueiroGabriel Sobreira / Agência O DIA

Morador de um prédio vizinho na Rua do Senado, Clésio Morais, de 58 anos, desceu de seu apartamento quando ouviu o barulho da explosão e foi ver de perto o acidente. “O clarão se espalhou por mais ou menos 60 metros. As pessoas que foram atingidas estavam no bar e sofreram queimaduras”, contou o morador.

Funcionário de um colégio na região, onde reside há anos, Clésio disse já ter testemunhado pelo menos outras explosões de bueiros na área. “Isso já é praticamente comum nessa área aqui. Eu não sei se é acúmulo de gás dentro das caixas de luz,  ou o que é”, opinou. 

A Light informou, em nota, que acidente ocorreu durante "manutenção em caixa subterrânea". Segundo a concessionária, "houve um deslocamento de tampa e fogo na caixa" e as causas do acidente estão sendo apuradas.

A Polícia Civil informou que a 5ª DP (Mem de Sá) abriu um inquérito para investigar as lesões corporais que foram causadas pela explosão. Ainda de acordo com o comunicado, o órgão realizou uma perícia no local e diligências estão sendo feitas para apurar o motivo do estouro.

Outro caso

É a segunda vez esta semana que acidente desse tipo acontece esta semana, no Centro. Na quinta-feira, um bueiro da Companhia Estadual de Gás (CEG) pegou fogo duas vezes na esquina da Avenida Rio Branco e Rua Buenos Aires, causando transtornos no trânsito. Três técnicos da CEG que trabalhavam no reparo da instalação ficaram feridos.

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL

Você pode gostar