Por gabriela.mattos
Rio - Em grave crise financeira, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) adiou o iníciou das aulas pela terceira vez. Inicialmente, a previsão de retorno dos alunos era para o dia 16 deste mês e depois foi alterado para a próxima segunda-feira. Agora, com o novo adiamento, os estudantes devem voltar a estudar no dia 6 de fevereiro. A decisão foi tomada durante uma reunião do Fórum dos Diretores da universidade na manhã desta sexta-feira.
Uerj vive grave crise financeiraFoto%3A Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

Os alunos e servidores alegam que o governo estadual ainda não repassou verbas para a Uerj neste ano. O bandejão da universidade está fechado desde o último dia 16. Os estudantes e profissionais reivindicam ainda o pagamento de salários e do 13º dos professores e técnico-administrativos, além do depósito das bolsas estudantis.

A falta de verbas de manutenção e custeio da instituição "impede as condições plenas de funcionarmos com higiene e segurança, expondo toda a comunidade uerjiana a situações de grande risco", afirmou a mensagem da reitoria no adiamento anterior. "A irregularidade do pagamento dos salários a todos os servidores - ativos e inativos - amplia sobremaneira as condições indignas de trabalho e de sobrevivência", continuou, em nota divulgada no dia 16.