Por lucas.cardoso
Rio - Previsto para esta terça-feira, o início das aulas deste semestre na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi adiado para a próxima segunda-feira, em função da crise financeira. A decisão foi tomada na última sexta-feira, durante reunião da reitora em exercício, Maria Georgina Muniz Washington, com os sub-reitores e os diretores de unidades acadêmicas e dos centros setoriais.
Em nota assinada pela reitora e por outros 51 componentes da direção, a Uerj elencou três fatores para justificar o adiamento: "o não pagamento regular das bolsas-permanência aos estudantes do sistema de reserva de vagas (cotistas) e o não pagamento regular das demais bolsas estudantis", "o não repasse das verbas de manutenção/custeio para a Uerj" e "o não pagamento regular dos salários aos servidores docentes e técnico-administrativos - ativos e inativos -, assim como o 13º salário de 2016".
Publicidade
"As atuais condições de funcionamento da Uerj ainda não permitem a plena retomada de todas as atividades em todos os seus campi", continua a nota. "O não pagamento de todas as bolsas estudantis inviabiliza o retorno dos estudantes às aulas, por incapacidade de custear sua alimentação e transporte".
A falta de verbas de manutenção e custeio da instituição "impede as condições plenas de funcionarmos com higiene e segurança, expondo toda a comunidade uerjiana a situações de grande risco", afirma a mensagem. "A irregularidade do pagamento dos salários a todos os servidores - ativos e inativos - amplia sobremaneira as condições indignas de trabalho e de sobrevivência", continua.
Publicidade
"Sem abrir mão do calendário acadêmico, fica assim transferido o início das aulas para o dia 23, com a continuidade das demais atividades acadêmico-administrativas nele previstas, respeitando-se o planejamento realizado por cada uma das unidades acadêmicas", diz nota.
Uma nova reunião da reitoria com os diretores será realizada na próxima quinta-feira, "para reavaliar as reais condições de funcionamento da Universidade como um todo". Por volta das 18h desta segunda-feira, estava prevista uma reunião de deputados federais eleitos pelo Estado do Rio com a direção da universidade, para debater soluções para a crise financeira que atinge a Uerj.