Por thiago.antunes

Rio - Niterói acaba de conquistar mais um ‘título’. A cidade ficou com o primeiro lugar no Estado do Rio no estudo Desafios da Gestão Municipal 2017, em levantamento realizado pela empresa de consultoria Macroplan. No total foram analisados cem municípios com população acima de 250 mil habitantes.

A conquista chega uma semana depois de Niterói ser apontada pela Fundação Getúlio Vargas como a quarta melhor do Brasil para os maiores de 60 anos. Segundo o levantamento da Macroplan, foram avaliadas as áreas de Educação e Cultura, Saúde, Segurança, Saneamento e Sustentabilidade.

No ranking nacional, Niterói ficou em com a 25ª colocação, com índice de 0,661. A escala de pontuação vai de 0 a 1 — quanto mais próximo de 1, melhor é a qualidade de vida da cidade. O Rio ficou na 41ª posição, com índice de 0,627; e Petrópolis no 51º lugar, com 0,595.

O melhor resultado de Niterói foi quesito Transparência, que garantiu à cidade o primeiro lugar entre os cem municípios avaliados. De acordo com Giovanna Victer, secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, o bom resultado é fruto de algumas ações da atual administração.

Ela cita como exemplo a implantação do sistema e-Cidade, um software que centraliza todas as informações sobre os processos municipais, garantindo segurança dos dados e transparência na gestão fiscal. 

“A transparência é um valor que permeia todas as decisões da prefeitura. Acreditamos que é um mecanismo de gestão e, principalmente, de cidadania, já que permite que a população conheça de que maneira os recursos são utilizados”, destaca Giovanna Victer.

Ainda segundo o levantamento, Niterói conquistou o segundo lugar geral no número de habitantes por ônibus. No quesito saneamento e sustentabilidade, a cidade ficou na sexta posição do ranking nacional. Pelo estudo, o município atingiu a 15ª colocação nacional em segurança, que analisou a taxa de homicídios.

Você pode gostar