Por gabriela.mattos

Rio - Um policial militar reformado foi morto após reagir a uma tentativa de assalto dentro de uma filial das Lojas Americanas, no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, no início da tarde desta quarta-feira. A informação foi confirmada pelo 6º BPM (Tijuca). O subtenente Almir Tadeu Alves de Oliveira, 58 anos, que estava armado, foi atingido e morreu no próprio local. De acordo com relatos de testemunhas, houve correria na loja na ocasião do crime. Os bandidos conseguiram fugir e levaram a arma da vítima.

PM reage a assalto e é morto dentro da Americanas Express no Boulevard 28 de Setembro%2C em Vila IsabelReprodução Facebook / Alerta Vila Isabel

Testemunhas contaram que três adolescentes invadiram a loja, sendo que um deles estava armado e o outro usava uniforme escolar. Auxiliar de rouparia, Gabriela Souza, de 21 anos, contou que estava no hortifruti ao lado das Lojas Americanas, quando ouviu os tiros.

"Depois de matar o policial, os bandidos saíram andando em direção ao Maracanã, como se nada tivesse acontecido. Há muitos assaltos nesse trecho do bairro. Na hora de ir embora do trabalho, precisamos sempre sair em grupo por segurança", afirmou Gabriela, profissional do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), que fica a menos de 300 metros do estabelecimento.

O vendedor Julian Sorrel também destacou a frequência de assaltos na área. "Até tem um certo policiamento, mas não é suficiente para inibir a ação dos bandidos", lamentou. Por meio das redes sociais, os moradores do bairro também relataram tensão no momento do confronto. "Essa loja já foi assaltada várias vezes. É lamentável", disse um deles. "Não temos segurança em Vila Isabel", afirmou outro internauta.

O subtenente Almir Tadeu Alves de Oliveira%2C 58 anos%2C foi morto durante tentativa de assalto em Vila IsabelReprodução

Este foi o 46º PM morto nestes três primeiros meses de 2017. Do total, 29 foram atingidos na folga, dez eram reformados e outros sete estavam em serviço.

Procurada pela reportagem do O DIA, e questionada sobre quais medidas de segurança as Lojas Americanas pretendem tomar para evitar assaltos e mais casos de violência, a empresa afirmou que não vai comentar os casos. 

PM é morto em frente à Uerj

No último dia 16, um policial militar foi morto durante uma tentativa de assalto na Rua São Francisco Xavier, em frente à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã.

A polícia explicou que o segundo sargento Renato César Jorge Cardoso, de 47 anos, foi abordado por pelo menos quatro homens armados em motos, que depois perceberam que ele era policial militar. Houve um troca de tiros no local e a vítima foi baleada. O PM estava adido no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região. 

Você pode gostar