Por thiago.antunes

Rio - Diante da rotina de violência que tem assombrado os bairros de Ipanema e Copacabana devido a uma guerra diária entre criminosos armados e militares da UPP, uma moradora fixou um cartaz na janela de seu apartamento, na Rua Piragibe Frota Aguiar, clamando por socorro às forças de segurança do estado.

Mulher segura papel escrito 'Sos'%3A rotina de violência amedronta moradores de Copacabana e IpanemaEstefan Radovicz / Agência O Dia

“Ninguém aguenta mais viver assim”, repetia a mulher em tom de desespero. Ainda segundo ela, os moradores já evitam sair de casa à noite devido aos constantes assaltos a pedestres nas vias próximas às entradas das comunidades. Outra moradora, que também não quis se identificar, afirmou que escuta rajadas de tiros diariamente e lamentou o atual cenário da cidade: “Triste, né?”, desabafou.

Moradores das comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo foram acordados pela manhã com uma intensa troca de tiros entre policiais militares e criminosos armados. Segundo o comando da UPP, uma viatura da corporação foi atacada por bandidos durante um patrulhamento na Rua Saint Roman. Após o episódio, o Batalhão de Ações com Cães (BAC) foi acionado e realizou uma operação que terminou com a prisão de um homem e uma arma apreendida. 

PMs trocaram tiros com suspeitos de tráfico no Pavão-PavãozinhoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Desde a última terça-feira, traficantes e policiais militares estão em confronto na região. O episódio mais conturbado foi na última quarta-feira, quando o faxineiro Fábio Franco de Alcântara, 38, morreu após ser atingido por estilhaços de uma granada. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Miguel Couto, mas não resistiu aos ferimentos.

Outras três pessoas que almoçavam no mesmo bar onde Alcântara estava, também ficaram feridas, mas sem gravidade. Uma moradora que passou mal por conta do tiroteio também não resistiu. Elisângela Gonçalves, de 38 anos, chegou a buscar atendimento médico na clínica da família do Pavão/Pavãozinho, mas morreu na unidade em decorrência de um AVC.

Você pode gostar