Por thiago.antunes

Rio - A Cidade Maravilhosa é o destino mais buscado por turistas nacionais para o Réveillon de 2018, segundo levantamento do site de serviços para viagens Kayak. O Rio desbancou Miami, queridinha dos brasileiros em 2016, que caiu para a terceira posição neste ano. A capital fluminense também aparece como líder no buscador Skyscanner, seguida por São Paulo e Salvador.

Segundo o presidente da Associação de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ) Alfredo Lopes, a dois meses da festa, já foram realizadas 50% das reservas dos quartos para a virada. "O cenário está dentro do esperado e este ano a virada deve ter 80% de turistas nacionais, que costumam realizar as reservas mais em cima da hora", disse Lopes.

Para atrair turistas%2C município investe em programação extensaDivulgação

Para Marcelo Alves, presidente da Riotur, o resultado do levantamento tem a ver com o trabalho de marketing da prefeitura feito nas cidades brasileiras. "Nós focamos nos brasileiros, que embora exista a crise, não deixaram de viajar. Apresentamos aos turistas um Rio com mais mobilidade e mais museus", afirmou.

A ABIH-RJ e Riotur realizam uma ação nas cidades que compõe 90% do mix de visitantes do Rio: São Paulo, Minas Gerais, Porto Alegre, Brasília e Goiânia. Batizada de 'RoadShow #vemprorio', a atividade apresenta as novidades em infraestrutura, novos equipamentos turísticos, além do novo calendário 'Rio de Janeiro a Janeiro', que começa a partir deste Réveillon.

Segundo Lopes, a medida deve representar uma rápida resposta em reservas. "A expectativa é de fechar a virada com mais de 90% dos quartos ocupados na cidade, o que seria um excelente desempenho, frente ao grande incremento da oferta de leitos nos últimos anos".

'Esticadinha' na cidade

O objetivo da prefeitura é fazer com que os turistas estiquem a temporada de Ano Novo no Rio. E para alcançar essa expectativa, os visitantes terão uma programação recheada de atividades culturais, musicais e gastronômicas durante 12 dias.

“Nossas pesquisas mostraram que os visitantes chegavam no dia 30 de dezembro e já iam embora no dia primeiro de janeiro. Nossa estratégia é atraí-los do dia 26 atá o dia 6”, declarou Alves, presidente da Riotur.

A falta de segurança na cidade, que, atualmente, é o maior desafio, promete não ser o problema na temporada de eventos, segundo Marcelo Alves. “Apesar do momento de dificuldade e insegurança, cariocas e turistas podem esperar a melhor virada da história”, comentou.

“O turismo é a solução para geração de renda e circulação de capital na cidade”, concluiu.

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