Por thiago.antunes

Rio - Os 800 alunos inscritos no programa Oficina Para o Emprego (OPE), que oferece vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, se reuniram na tarde desta segunda-feira para a solenidade de inauguração do projeto. Os alunos, que têm a partir de 16 anos de idade, são moradores do município com baixa renda e receberão também uma bolsa auxílio para alimentação e transporte ao longo do curso. O programa é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) com o Senai Rio.

Segundo a secretária Clarissa Garotinho, a prefeitura pretende ampliar a oferta de vagas para beneficiar 3.000 alunos na próxima turma, no ano que vem. "Ficaram ainda mais de 1.600 pessoas no cadastro de reserva, e teria mais demanda. Vivemos um momento de crise, dificuldades, desemprego. A qualificação profissional é muito importante", disse a secretária. Segundo ela, foram escolhidos cursos com base na demanda de mão de obra, para que os estudantes consigam se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho. As opções de cursos, com carga horária de 160 horas, são de Almoxarife, Auxiliar de Operações em Logística, Auxiliar de Cozinha, Operador de Computador, Operador de Telemarketing, Assistente Administrativo, Montagem e Manutenção de Computadores e Assistente de Produção Industrial.

O prefeito Marcelo Crivella também esteve presente na solenidade. "É um ano difícil para todos, mas estamos aqui hoje, e antes do fim do ano estaremos de volta para a entrega dos diplomas. Vocês (os alunos) vão ler, aprender, fazer perguntas, sair prontos para serem os melhores profissionais", disse. Alexandre Reis, diretor regional do Senai, também discursou: "Temos muito orgulho de estar aqui, é uma grande responsabilidade administrar um projeto desse tamanho e envergadura. Desejo que todos aproveitem a oportunidade, e vamos focar em entregar um ótimo produto e uma ótima formação para a sociedade". 

Você pode gostar