Por luana.benedito
Rio - O prefeito do município, Marcelo Crivella, recebeu nesta quarta-feira, uma carta de intenção da empresa chinesa Foshan Ningyu se comprometendo a doar lâmpadas de LED com câmeras de monitoramento e wi-fi acoplados para serem instaladas em dois trechos de Copacabana: nas  Avenidas Atlântica e Princesa Isabel. 

De acordo com a prefeitura, a empresa chinesa também manifestou seu interesse em participar da licitação que será aberta para o projeto de Parceria Público Privada (PPP), que prevê a substituição dos 450 mil pontos de luz da cidade por lâmpadas de LED.

Crivella mostra a Carta de Intenção da empresa Foshan Ningyu ao lado do chinês Zhu Huichong Divulgação / Edvaldo Reis

O acordo já é resultado da viagem que o prefeito fez à China, no mês passado. O trabalho deve estar finalizado em três meses. Segundo o conceito de smart city, os atuais postes seriam substituídos pelos modelos “inteligentes”. Além de atualizar o sistema, a medida vai gerar economia para os cofres da cidade, com uma expectativa de redução de 57% no gasto com eletricidade, segundo estudo realizado pelo Banco Mundial.

O chinês Zhu Huichong, representante da Foshan Ningyu, anunciou ainda que o grupo pretende investir R$ 200 milhões para instalar uma fábrica de lâmpadas de LED no Rio.