Postulantes ao Palácio Guanabara iniciam campanha eleitoral e se encontram em debate na TV Bandeirantes na noite desta quinta-feira - DIVULGAÇÃO/MUSPE
Postulantes ao Palácio Guanabara iniciam campanha eleitoral e se encontram em debate na TV Bandeirantes na noite desta quinta-feiraDIVULGAÇÃO/MUSPE
Por O Dia

Rio - Os candidatos ao governo do estado priorizaram o tema da segurança pública em suas agendas no primeiro dia de campanha eleitoral. Na noite desta quinta-feira, eles se encontrarão no primeiro debate na televisão, a partir das 22 horas, na TV Bandeirantes. 

Romário Faria pediu votos na Central do Brasil - Divulgação

De manhã, Romário (Podemos) foi à Central do Brasil, no centro do Rio, acompanhado de Marcelo Delaroli (PR), candidato a vice, e de Miro Teixeira (Rede), candidato ao Senado. O candidato disse querer aumentar o policiamento ostensivo, como a primeira medida para diminuir a violência no estado. 

"Vim da Barra até aqui. Passei pela Avenida das Américas, Ayrton Senna, Presidente Vargas, Rio Branco... Não vi um carro de polícia! Nós temos que tomar algumas providências e a primeira delas será botar a Polícia Militar nas ruas para fazer um policiamento ostensivo e automaticamente diminuir roubo de cargas, roubo de carros e assaltos".

Eduardo Paes se reuniu com cúpula da polícia - Divulgação

Eduardo Paes (DEM) participou de reunião com o comandante do Estado Maior da PM, Coronel Henrique Pires, e do comandante do 3º Comando de Policiamento de Área (CPA), Coronel Sérgio do Carmo Schalioni, responsável pela unidade de policiamento de toda a Baixada Fluminense. Ele disse querer estabelecer um modelo de policiamento e combate à violência no estado que privilegie ações preventivas e cirúrgicas de inteligência em vez de 'confrontos armados diários que assolam atualmente o Rio'. Ele disse que não pretende dispensar a ajuda das Forças Armadas na segurança pública do Rio, especialmente na Baixada Fluminense e Região Metropolitana, com o fim da intervenção.

"Isso será um pedido que eu farei pessoalmente, quando terminar a intervenção. As Forças Armadas têm um papel importante a cumprir", disse Paes.

Candidato do PSD, Indio da Costa fez caminhada em Queimados - Divulgação

Indio da Costa (PSD) fez caminhada em Queimados, município mais violento do país, segundo Atlas da Violência de 2018. Indio disse que a segurança é o foco principal de sua campanha. "A prioridade absoluta é investir na segurança pública com investigação e equipamentos. É a investigação que vai evitar as mortes que estamos vendo em todo o estado", afirmou o candidato.

-

Sobre um trio elétrico, o candidato Anthony Garotinho (PRP) fez um ato em Caxias no primeiro dia de campanha. Ele atacou o grupo de Sérgio Cabral, preso em desdobramento da Lava Jato. Preso preventivamente em 2017 por crimes de corrupção e falsidade na prestação de contas eleitorais, ele se disse perseguido. 

Marcia Tiburi (PT) caminha em Madureira com o senador Lindbergh Farias (PT) e com a deputada Jandira Feghali (PCdoB), candidatos à reeleição - Divulgação

A filósofa Marcia Tiburi fez caminhada em Madureira acompanhada do senador Lindbergh Farias (PT), candidato á reeleição e da deputada Jandira Feghali (PCdoB), também candidata à reeleição. "Política é uma coisa absolutamente importante na vida de todo mundo. Precisamos ir para a rua exigir nossos direitos, e não deixar que os políticos do mais do mesmo continuem a fazer o que sempre fizeram", disse. 

Marcelo Trindade (Psol) caminhou com Bernardinho na Praça Saens Peña, na Tijuca - Divulgação

O candidato do partido Novo Marcelo Trindade começou a campanha com um corpo-a-corpo na Praça Saens Peña, na Tijuca, na manhã desta quinta-feira, ao lado do técnico Bernardinho, que desistiu de se candidatar ao cargo. Trindade disse que está iniciando uma caminhada de 51 dias, até as eleições de 7 de outubro e se propõe como 'renovação da velha política'.

Tarcísio Motta discursa no Buraco do Lume, no Centro do Rio , ao lado da candidata a vice Ivanete Silva - Divulgação

Tarcísio Motta (Psol) percorreu a Avenida Rio Branco ao lado da candidata a vice Ivanete Silva, onde defendeu mudanças na políticas de segurança e na condução da economia do estado. "Estou aqui para mostrar que o Estado do Rio tem jeito. Serão dias de muito diálogo, muito olho no olho e pé no chão. Vamos construir uma outra política de segurança pública e outra lógica de economia", disse.

Ciro Gomes (PDT), candidato à Presidência, e Pedro Fernandes (PDT), candidato a governador lançam campanha em Irajá - Divulgação

O candidato do PDT Pedro Fernandes começou a campanha ao lado do presidenciável Ciro Gomes (PDT) em Irajá, zona norte do Rio. No ato, ele prometeu acabar com os postos de vistoria do Detran para investir em escolas de tempo integral e aplicar em inteligência e tecnologia para as polícias. "O problema do Rio não é dinheiro, é falta de gestão. Só para manter os cabides de empregos o governo gasta mais de 1 bilhão por ano. Com a redução que estou propondo economizar mais de R$ 550 milhões para combater a criminalidade e melhorar a Educação. E uma dessas ações é investir em tecnologia para a Segurança Pública”, destacou o candidato.

Ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC) discursa na Central do Brasil - Divulgação

O ex-juiz federal Wilson Witzel (PSC) deu início à campanha em uma viagem de Santa Cruz à Central. O candidato prometeu diminuir o valor da passagem e modernizar estações. "A reestruturação da máquina pública vai garantir que haja verba para investirmos em transportes. Vamos modernizar as estações de trem, adquirir novas composições e diminuir o valor da passagem para melhorar a vida do trabalhador", disse.

Você pode gostar