Por luana.benedito

Rio - Inserção social e cidadania. A Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Campos dos Goytacazes está com inscrições abertas para o Projeto Paraesporte, programa que irá oferecer atividades esportivas para pessoas com necessidades especiais. Podem participar aqueles que têm alguma deficiência intelectual, física, auditiva ou visual — a idade mínima é de seis anos. Com um total de 450 vagas, vão ser oferecidas aulas de natação, bocha, iniciação desportiva, futebol, ginástica artística e equoterapia — os cursos vão começar no dia 20.

Projeto terá aulas de natação%2C bocha%2C iniciação desportiva%2C futebol%2C ginástica artística e equoterapiaDivulgação

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Raphael Thuin, o projeto tem como principal objetivo aumentar a autoestima e obter um melhor aproveitamento dos portadoras de necessidades especiais, sempre respeitando as especificidades de cada um dos alunos e suas limitações biomecânicas e fisiológicas. “O esporte é uma ferramenta de inclusão social, quem vem ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente das portadoras de necessidades especiais que viviam isoladas do cotidiano”, avalia Thuin.

APOIO TOTAL

Raphael Thuin adianta que em um primeiro momento serão oferecidas apenas 450 vagas. Mesmo assim, ele garante que as inscrições permanecerão abertas, uma vez que a Fundação Municipal de Esportes e Lazer manterá cadastro de espera para identificar localidades onde ainda exista demanda pelo programa. “É que, além da melhora física, há uma melhora na relação com a família, que também é assistida por psicólogos”, destaca Thuin.

Para se inscrever, os responsáveis precisam ir até a sede da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, entre 9h às 17h, e apresentar cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento da criança ou adulto, comprovante de residência e duas fotos 3x4. O órgão fica na Rua dos Goytacazes, número 499, no Centro. As inscrições vão até dia 20 de março.

Caminhos para o futuro

A Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) está oferecendo 830 vagas em 17 cursos de qualificação profissional. As oportunidades são para adolescentes de 14 a 17 anos que estão se preparando para o primeiro emprego e para jovens entre 18 e 29 anos. Todos os cursos têm duração de quatro meses. Na Casa da Juventude, as inscrições serão abertas no próximo dia 21.

Entre os cursos da FMIJ estão Mecânica Automotiva, Instalação Elétrica e Pintura Automotiva, Produção Gráfica, Informática Básica com Internet e Mídias Sociais, Cabeleireiro Feminino e Masculino, Manicure e Gastronomia.

Já na Casa da Juventude serão oferecidos cursos de Estética Corporal e Facial, Corte de Cabelo Masculino, Assistente em Recursos Humanos e em Logística, Montagem e Manutenção de Computadores, Gestão Empresarial e Turismo e Hotelaria, entre outros. 

Você pode gostar