Por luana.benedito

Rio - São Gonçalo Esporte Clube está prestes a dar o pontapé inicial a uma difícil jornada. É que, a partir de 13 de maio, a equipe voltará a disputar a Série B do Campeonato Estadual. Só que agora, no entanto, há duas missões pela frente. A primeira é não repetir a trágica campanha de 2014, quando estreou na segundona, mas não conseguiu fazer uma boa temporada e acabou sendo rebaixada para a terceira divisão. A outra é conseguir o tão sonhado acesso à elite do futebol do Rio.

Campeão da Série C em 2016%2C o São Gonçalo aposta na força do conjunto e na permanência do técnico Renato Alvarenga Divulgação

“A Série B é uma competição com viagens longas, com gramados difíceis de se adaptar. Isso acaba pesando um pouco na preparação para cada partida. Mas nós vamos sempre buscar o êxito. Nosso grande objetivo é chegar à Série A e apagar a má campanha de 2014”, enumera o presidente Reginaldo Assad.

Realista, o dirigente prevê que alguns clubes em especial darão muito trabalho ao São Gonçalo durante o campeonato. Ele cita os tradicionais América e Friburguense, além da dupla de Campos dos Goytacazes — Americano e Goytacaz. “E o Itaboraí, que voltou ao cenário esportivo montando um grande time”, pondera Assad.

O presidente do São Gonçalo, porém, aposta na força do elenco para fazer bonito na Série B. Isso porque nove jogadores que atuaram em 2016 e se sagraram campeões da terceirona estão mantidos na equipe em 2017 — atualmente, a média de idade do time é de 24 anos. “Nosso conjunto foi a grande estrela”, lembra o dirigente.

Além dos vários jogadores que irão permanecer no São Gonçalo, Reginaldo Assad também acredita na continuação do trabalho do técnico Renato Alvarenga à frente do clube. Não por acaso, logo após conquistar o título de campeão da Série C, o ‘comandante’ teve o contrato imediatamente renovado. “Ele foi peça fundamental na conquista do grupo”, entrega ele.

História de altos e baixos

O São Gonçalo Esporte Clube foi fundado no dia 10 de novembro de 2010, mas só estreou no futebol profissional do Estado do Rio de Janeiro em 2012, quando, enfim, disputou pela primeira vez a Série C do Campeonato Carioca. Em 2013, o Azul e Branco fez bonito e foi campeão da terceirona, conquistando o acesso à Série B. Mas em 2014 ficou aquém das expectativas e o clube acabou rebaixado. 

De volta à Série C, em 2015, o São Gonçalo até que tentou ensaiar um retorno à segundona, mas foi em vão. Somente em 2016, quando o antigo treinador Reginaldo Assad se tornou o novo presidente do clube é que tudo mudou. Deu a volta por cima e foi novamente campeão da terceirona, conquistando a vaga para disputar a Série B agora em 2017.

Você pode gostar