Secretaria de Estado de Educação listou protocolos de sanitários para a retomada das aulas - Reprodução
Secretaria de Estado de Educação listou protocolos de sanitários para a retomada das aulasReprodução
Por Aline Cavalcante
Rio - Segundo a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, as 416 escolas da rede estadual que retomam as aulas nesta segunda-feira, em 16 municípios, estão preparadas para receberem os alunos. Na entrada de cada unidade haverá um totem de álcool em gel, tapete sanitizante e instruções para o uso obrigatório de máscara e para manter o distanciamento. A temperatura dos alunos e funcionários também serão verificadas.

Nos corredores, foram fixados cartazes e adesivos para organizar a distância nas filas, e orientações do uso correto da máscara. Beber água direto dos bebedouros está proibido. Para isso, as saídas de água foram vedadas e somente as torneiras para encher copos e garrafas estão liberadas.

Nas salas de aula, as mesas e cadeiras foram higienizadas com álcool e afastadas para manter a distância mínima necessária umas das outras.

A Secretaria de Educação estadual, garantiu que, mesmo sem aulas presenciais, todas as escolas da rede ficarão abertas para que os estudantes retirem o material didático, além do kit alimentação.
Vale ressaltar que as aulas presenciais não impossibilitam as aulas remotas, que continuarão acontecendo como já vinham sendo realizadas ao longo dos meses.
Publicidade
"É importante que fique claro para os alunos que eles não são obrigados a voltar. É direito dele poder escolher assistir a aula presencial ou no sistema remoto", esclarece Marta Moraes, coordenadora do Sindicato dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ).
A Secretaria de Estado de Educação divulgou um vídeo com instruções e cuidados que as escolas vão adotar para o retorno das aulas presenciais. Assista: 
Publicidade
Greve aprovada a partir desta segunda-feira
Contrários a volta das aulas presenciais, a partir de amanhã será adotada pelos professores o que eles estão chamando de "Greve pela Vida". De acordo com o Sepe- RJ, a expectativa é de mais de 50% dos profissionais de educação devem aderir a greve, por tempo indeterminado.
Publicidade
"O professor em greve não deixará de trabalhar, ele vai continuar no sistema remoto dando aulas. Ele só não irá para a escola dar aula presencial. Manteremos o esquema que estava funcionando até agora, não há motivo para se expor e correr risco faltando dois meses para encerrar o ano letivo. A cada assembleia da negociação, a categoria decide se continua ou não ", explica Marta.