Por O Dia
Rio - Segundo a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, 416 escolas da rede estadual que retomam, nesta segunda-feira, em 16 municípios, incluindo a capital, Niterói e Duque de Caxias. O retorno será para as turmas da 3ª série do Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e de Educação de Jovens e Adultos (EJA - Fase IV). Juntas, essas unidades somam 63 mil alunos.

Os municípios que aderiram à flexibilização são: Carapebus, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Italva, Itatiaia, Macaé, Mesquita, Miracema, Natividade, Nilópolis, Niterói, Piraí, Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana, São Pedro da Aldeia e Seropédica.

No restante do estado, as atividades pedagógicas continuam exclusivamente remotas, por decisão das prefeituras, ou por conta da classificação laranja de contágio, como é o caso da Região Centro-Sul Fluminense.

Dentro dos municípios que vão retornar, 24 escolas não iniciarão suas aulas presenciais com as demais, uma vez que suas equipes de direção declararam fazer parte do grupo de risco da covid. Ao longo da semana, a Secretaria de Educação informou que providenciará uma solução administrativa para a retomada das atividades.

Veja os nomes das unidades escolares que não voltarão amanhã, mesmo estando em municípios que aderiram o retorno:

Rio de Janeiro
- CE Agostinho Neto
- CE Bangu
- CE Barão de Santa Margarida
- CE Barão do Rio Branco
- CE Deborah Mendes De Moraes
- CE Engenheiro João Thomé
- CE Francisco Caldeira de Alvarenga
- CE Professor Ney Cidade Palmeiro
- CE Professora Jeannette De Souza Coelho Mannarino
- CE Professora Vilma Atanázio
- CE Stuart Edgar Angel Jones
- CE Júlia Kubitschek
- CIEP 205 Frei Agostinho Fíncias
- CE Chiquinha Gonzaga
- CE João Alfredo
- CE Souza Aguiar
- CE André Maurois
- CE Professor Antonio Maria Teixeira Filho

Niterói
- Liceu Nilo Peçanha

Mesquita
- CE Ana Neri

Casimiro de Abreu
- CE Santa Maria
- CE Indaiaçu
- CE Rio Dourado