Por luana.benedito

Rio - Petrópolis vai comemorar 174 anos de existência em grande estilo — o aniversário será 16 de março. Para celebrar a data, a Fundação de Cultura e Turismo irá promover intensa e diversificada programação em vários pontos da Cidade Imperial. A Maratona Cultural será nos dias 15 e 16, com apresentações de música, dança e teatro, entre outras manifestações artísticas. Todas as atividades serão gratuitas e com artistas locais.

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP), Leonardo Randolfo, a programação terá mais de vinte atrações e vai incluir espetáculos musicais, cultura afro-brasileira, indígena e alemã, além de apresentações de bandas marciais e grupos de dança. Os dois dias da Maratona Cultural também vão contemplar artes plásticas, literatura e ainda contará com a participação de escolas de samba e blocos carnavalescos, entre outras atividades.

Estão programados shows de música e espetáculos teatrais%2C entre outrosDivulgação

“Petrópolis é um berço de talentos. Queremos destacar e valorizar esses talentos locais tão importantes para construção da cultura da nossa Petrópolis. Nada como comemorar o aniversário da cidade com uma programação feita por esses artistas que promovem o nome da cidade por onde passam”, destaca Leonardo Randolfo.

Segundo o presidente da FCTP, a Maratona Cultural inicialmente estava prevista para acontecer em apenas um único dia, durante 24 horas seguidas. Porém, após discussões com o Conselho Municipal de Cultura e representantes das diversas modalidades artísticas, ficou decidido que era melhor dividir a programação ao longo de duas datas distintas.

“Percebemos que para que o público pudesse aproveitar ao máximo, a melhor estratégia era distribuir as apresentações em dois dias. Será uma programação ampla. Conseguimos, conversando com representantes de todas as categorias de arte, organizar uma programação bem variada e rica”, valoriza Leonardo Randolfo, acrescentando que as comemorações dos 174 anos da cidade contarão também com outras atrações durante todo o mês de março.

PROGRAMAÇÃO

?15 DE MARÇO

15h — Roda de poesia Local no Centro de Cultura Raul de Leoni
15h às 19h30 — Feira de livros com a presença de autores e poetas petropolitanos no Centro de Cultura Raul de Leoni
18h — Palestra ‘Do Protagonista ao Antagonista’, realizada pelo MiLEC sobre criação do personagem no Centro de Cultura Raul de Leoni
19h30 — Gargamel Trio e participação especial da banda Valentina (ROCK) na Praça da Liberdade
20h — Roda Cultural do CDC no Rink Marowill
20h30 — João Felippe na Praça da Liberdade
22h — Portela na Praça da Liberdade<QA0>

16 DE MARÇO
9h — Aula de Tai Chi Chuan na Praça da Liberdade</MC><MC1>
9h30 — Missa celebrada por Dom Gregório Paixão, com a participação do Coro e Orquestra da UCP na Catedral São Pedro de Alcântara
12h — Orquestra Ação Social Pela Música do Brasil Local na Praça da Liberdade
14h — Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis na Praça da Liberdade
14h — Roda de poesia no Centro de Cultura Raul de Leoni
16h — Dudu King na Praça da Liberdade
17h — Espetáculo Hip Boi na Praça da Liberdade
17h — Roda de leitura no Centro de Cultura Raul de Leoni
20h — Exibição ‘Cineclubes na Rua’, com projeção de filmes em curta-metragem de diversos estilos cinematográficos no Centro de Cultura Raul de Leoni<QA0>

15 A 18 DE MARÇO
Deguste — Feira de Cervejas Artesanais na Praça Visconde de Mauá (mais conhecida com a Praça da Águia)

Você pode gostar