Por luana.benedito

Rio - Em função da crise econômica, empreender e se qualificar são palavras de ordem. Não por acaso, várias cidades do Estado do Rio têm investido em iniciativas para garantir os primeiros passos de novas pequenas empresas, sempre com o objetivo de gerar emprego e renda, além de incentivar maior capacitação dos servidores municipais.

Em Guapimirim, as secretarias de Educação e de Indústria, Comércio, Trabalho e Renda, em parceria com o Sebrae, está com projeto de incentivo ao empreendedorismo entre os alunos da rede municipal de ensino. É o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ministrado nas turmas do ensino fundamental. Por meio de atividades lúdicas, os estudantes são estimulados a assumir os riscos de um negócio, encarar os desafios e tomar decisões, além de servir para identificar possíveis oportunidades.

Defesa Civil de Guapimirim promove curso básico de capacitação para agentes de monitoramento climáticoDivulgação

Além do curso destinado aos alunos da rede municipal de ensino, a prefeitura também tem outras frentes de qualificação na cidade. É o caso do Espaço do Empreendedor, uma outra parceria com o Sebrae, que tem como objetivo garantir capacitação profissional.

São oferecidas oficinas variadas e realizados plantões quinzenais de atendimento aos pequenos empresários — Microempreendedor Individual (MEI). Também são dadas orientações sobre documentação e legalização de empresas — alteração, baixa, emissão de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e Declaração de Receita Bruta do MEI, entre outras.

Outra iniciativa são os cursos destinados aos servidores municipais, através da Controladoria Geral do Município e que visam a capacitação dos funcionários públicos de todas as secretarias. “Funcionários bem informados são a garantia de melhor atendimento à população”, acredita o prefeito da Guapimirim Zelito Tringuelê.

Independência financeira

São Francisco de Itabapoana e Cabo Frio também estão com iniciativas para incrementar o empreendedorismo. Na primeira cidade, a secretaria Municipal do Trabalho, da Assistência e Promoção Social acaba de fechar parceria com o Sebrae. O objetivo é incentivar o surgimento de microempreendedores por meio de palestras, cursos e seminários em áreas como Marketing, Finanças, Mercado e Legalização de pequenas empresas.

Já a cidade de Cabo Frio se prepara para inaugurar a Casa do Empreendedor. Fruto de uma iniciativa da secretaria de Fazenda, o órgão vai oferecer diversos serviços aos pequenos empresários, como emissão de alvarás. A intenção é estimular o desenvolvimento de novos microempreendedores e, por tabela, gerar emprego e renda. “Estamos pensando no futuro, na congregação de serviços, na independência financeira do cidadão cabo-friense”, ensina Alessandro Teixeira, coordenador de Ciência e Tecnologia da secretaria de Educação de Cabo Frio.

Você pode gostar