Por luana.benedito

Rio - De um lado, São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos, que completa 400 anos. De outro, Nova Friburgo, na Região Serrana, que faz 199. Em comum entre as duas cidades o fato de ambas comemorarem aniversário no mesmo dia, em 16 de maio. Para celebrar a data, os municípios estão com programação especial destinada ao moradores e, claro, aos turistas.

Programação em São Pedro da Aldeia irá até dia 26 de maioDivulgação

Em comemoração aos 400 anos de fundação, São Pedro da Aldeia estreia programação hoje, dia 11, com a I Exposição Histórica do Legislativo, que acontecerá na Câmara Municipal. No sábado, 13 de maio, Culto Evangélico de Ação de Graças e show na Praça Hermógenes Freire da Costa. Já no domingo, 14, a programação começa na parte da tarde, com apresentações de dança e música, além de missa.

A festividade continua na segunda-feira, 15, com sessão solene na Câmara Municipal e shows. No dia 16, data oficial do aniversário da cidade, estão programadas várias atividades. Haverá desfile cívico, missa, palestra e shows. Por fim, o Fórum Estadual de Cultura (24 de maio) e apresentação da peça “Cidade das Estrelas — Uma Homenagem a São Pedro da Aldeia” (dia 26) — ambos serão no Teatro Dr. Átila Costa Soares.

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, as comemorações deverão atrair, assim como aconteceu nos últimos anos, visitantes de municípios próximos à cidade. Segundo ele, a expectativa é que cerca de 20 mil pessoas compareçam às festividades, uma vez que turistas de todos os lugares já estão habituados a marcar presença no aniversário.

“O aniversário de São Pedro da Aldeia sempre foi uma festa aguardada pela população e pelos moradores de municípios vizinhos. É uma data que deve ser celebrada. A cidade celebrará seu quarto centenário com muita alegria, história e celebrações”, salienta o prefeito Cláudio Chumbinho.

Em Nova Friburgo, a programação já começa no fim de semana. O Festival de Cerveja Artesanal Art e Bier, por exemplo, terá início na sexta-feira, dia 12, e se estenderá até domingo, 14. O evento vai acontecer na Praça do Suspiro, sempre a partir das 16h. Já na Praça Dermeval Barbosa Moreira, também entre 12 e 14, haverá o Festival Friburgo Music — a partir das 19h.

No dia 15, show da cantora sertaneja Marília Mendonça na Via Expressa — o evento é pago e com abertura dos portões a partir de 21h. Dia 16, uma extensa programação, com destaque para o Festival da Cidade, também na Via Expressa. Entre 12h e 21h30, o evento contará com shows com bandas locais, recreação infantil, brinquedos, food trucks, cerveja artesanal e serviços comunitários.

Ainda no dia 16 vai ser realizado o Campeonato de Botão, que acontecerá no Espaço Cultural Estação Livre. Haverá ainda solenidade de entrega da Comenda Barão de Nova Friburgo e do título de Cidadão Friburguense a 42 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O evento será no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, às 18h.

“Esperamos que muitos turistas de cidades do interior, como Sumidouro, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo e demais municípios, marquem presença nos festejos de Nova Friburgo. Ao longo de todo o fim de semana e feriado devemos ter um público circulante de visitantes e turistas acima de 50 mil pessoas”, contabiliza Wilton Neves, secretário de Turismo de Nova Friburgo.

Você pode gostar