Meditação ajuda a relaxar - Agência O Dia
Meditação ajuda a relaxarAgência O Dia
Por *Estagiário Gabriel Thomaz

Insônia, estresse e agitação são problemas comuns para quem vive o cotidiano corrido das grandes cidades. No entanto, a presença desses e de outros distúrbios pode ser amenizada com pelo menos cinco minutos de meditação diária. É o que defende os adeptos dessa prática, que pode ser feita em casa, através de aplicativos no celular ou até mesmo no trabalho. O relaxamento, segundo os médicos, mantém a mente vazia e traz diversos benefícios à saúde.

"Muita gente pensa que para meditar é preciso apenas fechar os olhos. No entanto, o fundamental é não estar em contato com pensamentos nem com fatos que aconteceram durante o dia", explicou Abrão Neto, professor de meditação. "Uma técnica que passo para os alunos é se concentrar e observar o processo de respiração. Outra dica é deixar os olhos parados e voltados para cima, já que o globo em movimento, inclusive no sono, indica que a mente está inquieta", ensinou.

Mais que uma prática, a meditação também é considerada um estilo de vida. Segundo Abrão Neto, um dos ensinamentos da técnica milenar é valorizar a si mesmo e não se decepcionar com a atitude de terceiros. "Você passa a olhar mais para o seu interior. A meditação requer atitudes durante o dia: de nada adianta você esvaziar sua mente e em seguida assistir a um filme violento ou brigar com alguém. A mente é como uma esponja e vai absorver tudo", comparou Abrão. Além do relaxamento, o controle da respiração é fundamental para que a meditação possa trazer benefícios à saúde.

De acordo com o endocrinologista Filippo Pedrinola, o estado psicológico repercute em todo organismo. "O estresse e a adrenalina são naturalmente produzidos pelo corpo para ser um estado momentâneo. Com o cotidiano corrido, as pessoas estão cronicamente expostas à várias preocupações. O psicológico pode alterar o sistema endócrino ou imunológico e a meditação é uma forma de amenizar os distúrbios", comentou Pedrinola.

Mudança de vida

A arquiteta Bruna Rosa medita há cerca de um ano. Segundo ela, a atividade, que começou sendo feita com auxílio da aplicativo, elevou sua qualidade de vida. "Gostei tanto da técnica que procurei um professor para me aprofundar. Me sinto uma pessoa muito mais calma e disposta", constatou Bruna. A professora de ioga Patrícia Vieira começou a meditar em 2015. Ela garante que desde então as mudanças de humor se tornaram raras. "Os benefícios que eu senti com um ano de meditação foram maiores do que as de seis anos de terapia. Isso porque eu passei a reagir ao cotidiano de maneira diferente. Uma dica que eu tenho para quem quer começar a meditar é: inicie devagar, com cinco minutos. Depois você vai aumentando seus objetivos e o resultado será excelente", aconselhou.

*Sob supervisão de Angélica Fernandes

Você pode gostar
Comentários