Andréa Monteiro - Divulgação
Andréa MonteiroDivulgação
Por O Dia
Rio -  Estar bonita e de bem consigo mesma é mais do que apenas vaidade, mas uma necessidade para manter a autoestima em dia e assim se sentir segura e empoderada para encarar os desafios da vida profissional e pessoal. A questão vai muito além do visual, afetando até mesmo a saúde mental.

Segundo a médica Andréa Monteiro, referência em tratamentos dermatológicos e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), por estarem visíveis, as doenças dermatológicas podem prejudicar as relações sociais e a capacidade produtiva do indivíduo.
“Por estarmos em uma sociedade que valoriza a aparência, de acordo com o padrão estético e de beleza propagado pela mídia, problemas dermatológicos, principalmente quando ocorrem em áreas expostas, levam a um maior constrangimento social, causando alguns estigmas e complexos que afetam negativamente aquela pessoa, atrapalhando seus relacionamentos, sua autoconfiança e até mesmo a produtividade no trabalho.”

A especialista aponta quais são as principais novidades disponíveis para aqueles que precisam de tratamento para problemas dermatológicos, como eczemas, rugas, acnes, alopecia (queda de cabelo) e até mesmo doenças crônicas como a psoriasie. Confira:

Sinergia de tecnologias

Hoje a sinergia de tecnologias, principalmente entre preenchedores, toxina botulínica e bioestimulação, apresentam excelentes resultados. “O ultrassom microfocado associado ao ácido poli-l-lático, ácido hialurônico ou hidroxiapatita de cálcio na face e pescoço quando conjugados apresentam excelentes resultados. Através de microcortes, realizado através do microagulhamento nas fibras do colágeno, que conjuga todas estas técnicas, é possível melhorar a densidade dérmica, reorganizando todo o colágeno da pele, e com isso há um tratamento de rugas, linhas e melhora de contornos faciais”, diz a médica.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico tem a função mais profunda de volumizador. Em uma única sessão é possível conseguir uma harmonização extremamente interessante, conjuntamente com a aplicação pontual da toxina botulínica nas regiões das rugas.

Psoriase

A doença afeta 1,5% a 2% da população ocidental, é uma doença inflamatória crônica de caráter genético e imunológico, mas que pode também ser desencadeada por fatores como traumas, infecções, estresse, tabagismo, depressão, alcoolismo, por algumas medicações, alterações endócrinas e metabólicas. Evidentemente, seus impactos psicossociais podem estar associadas a um intenso sofrimento psíquico devido a “rejeição” da sociedade.

Hoje temos diversos tipos de tratamento disponíveis para a psoríase, como Tratamentos tópicos, fototerapia com luz ultravioleta (UV) e tratamentos sistêmicos, para casos de moderados a graves da psoríase, por via oral ou injetáveis. Os tratamentos imunomoduladores, imunossupressores e os medicamentos biológicos fazem parte desse tipo.

Acne

Há muitas opções de tratamento para a acne, que dependem da gravidade de cada caso. Eles incluem a extração de comedões, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, infiltração de medicações específicas, quando necessário, como corticoides, e o tratamento das cicatrizes associadas com peelings, laser e outros procedimentos, como a dermoabrasão, subcisão e preenchimentos cutâneos com gordura ou ácido hialurônico. Antibióticos e retinóides também podem ser utilizados.

As manchas de acne geralmente são tratadas com os mesmos métodos das cicatrizes exceto a subcisão e o preenchimento. Alguns métodos novos, como a fototerapia com luz azul e microagulhamento podem ser indicados em casos específicos. A luz azul entraria como um coadjuvante porque tem efeito bactericida e clareador.

Alopecia

A queda de cabelo tem causas multifatoriais, por isso unir diferentes técnicas consagradas é uma maneira de tratar várias frentes do problema .

Além de medicamentos tópicos que podem ser prescritos, dependendo de cada caso e das causas da alopecia, eu realizo intradermoterapia, drug delivery capilar e microagulhamento capilar. Também podem ser usados fotooterapia com led vermelho como coadjuvante.

Além dos tratamentos tópicos, podem também ser prescritos tratamentos sistêmicos, que são medicamentos por via oral.