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Na onda SUV, que não para mais, a Audi lança hoje, aqui no Rio de Janeiro, o seu Q5 em segunda geração. O esportivo-utilitário médio chega com porte e equipamentos inéditos na versão renovada pela face familiar, navalhada e com bocão da marca das argolas. Mais esportiva, a novidade usa faróis de LED ou Matrix LED conforme a a opção de acabamento.

O Q5 cresceu no comprimento, que agora é de 4,66 m, largura e altura, o que aumentou também o entreeixos e o espaço interno. Na mala cabem 550 litros. A tampa pode ser aberta por aproximação e nos carros com suspensão pneumática, opcional, a carroceria abaixa para o embarque de cargas. Mesmo com tantas mudanças, o carro 'emagreceu' 90 quilos coma adoção de novo chassi modular e aços termo formados e alumínio, o que se reflete também nos índices de consumo. Neste esforço, destaque para a aerodinâmica que ficou mais eficiente e reduziu, de quebra, os ruídos de vento.

Musculoso, o novo Q5 tem molduras de para lamas pronunciadas e vincos no capô.

Por dentro, o design é coerente com o interior e transmite sensação de mais espaço. O ar-condicionado em zonas e os bancos aquecidos e com massagem são detalhes que o diferenciam dos SUVs 'mortais'. O volante multifunções é padrão, assim como a central multimidia. O cluster de instrumentos tem como opcional interessante o virtual cockpit, com gráficos em tela de alta resolução de 12 pol e designs a escolha, como o clássico mostrador de RPM e velocímetro e as indicações reduzidas para o mapa entre os 'relógios', bem à vista do motorista, que pode acionar o head up display e projetar estas informações no para-brisa.

No console, o sistema de navegação compatível com os celulares mais modernos, entende gestos.

A eletrônica é completa com avisos de tráfego cruzado, mudança de pista e frenagem automática no trânsito, completados pelo Audi Active Lane, sistema que testamos no A5 há um mês e atravessamos a Av. marginal de São Paulo sem as mãos no volante. Sensacional passo para a autonomia.

Sob o capô, há opções de motor. Um quatro cilindros de 150 cv, outro de 190 cv e um diesel turbo de 252 cv, e no modelo topo um turbodiesel de 286 cv e torque abundante. As trações podem ser dianteira o integral permanente. Os preços começam em R$ 240 mil.

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