A sala com sofá na cor verde e tapete colorido foi repaginada e ficou mais aconchegante. Na mesma linha, os outros ambientes também passaram por transformações. Os projetos são assinados pela arquiteta Ana Cano Milman - divulgação
A sala com sofá na cor verde e tapete colorido foi repaginada e ficou mais aconchegante. Na mesma linha, os outros ambientes também passaram por transformações. Os projetos são assinados pela arquiteta Ana Cano Milmandivulgação
Por Cristiane Campos

Começar 2018 com a casa repaginada pode ser uma forma de iniciar o novo ano com as energias renovadas. E, mesmo que o planejamento financeiro esteja um pouco apertado, é possível realizar pequenas mudanças no imóvel sem gastar muito. Para a arquiteta Ana Cano Milman, a criatividade é a principal aliada dos que desejam mudar os cômodos do lar sem investir muito. "Obras que envolvem marcenaria e muitos revestimentos, em geral, costumam ser mais caras. Para elaborar espaços ou repaginá-los sem gastar demais, o ideal é utilizar o que já se tem dentro do ambiente e restaurar os itens ou mudar um pouco", explica a arquiteta.

Ana ressalta que, antes de qualquer obra, é fundamental fazer o planejamento da intervenção. "Seja em tempos de dificuldades econômicas ou não, toda obra necessita de um planejamento: quando começar e por onde começar, o que fazer, o que precisa ser totalmente mudado, o que necessita de reparos apenas etc. É importante também ter em mente o quanto se quer ou se pode gastar, pois isso ajuda a priorizar o que será feito", aconselha a arquiteta.

Segundo ela, em áreas molhadas como banheiro e cozinha, em vez de trocar todos os azulejos e a iluminação, é melhor aplicar ladrilhos no meio da parede. "Dessa forma, o espaço ganha novo ar e cor", ressalta. A profissional sugere também investir em cores nas paredes ou em itens decorativos. "Com o uso da cor certa, é possível aumentar espaços, deixar o local mais aconchegante e até mesmo mais alegre, sem contar que renova a energia da casa. Além disso, móveis claros e mais baixos otimizam o ambiente", diz Ana.

No caso dos móveis, não é necessário comprar novos. Sofás e poltronas podem ganhar novas estampas e as almofadas, novas capas. Colocar um tapete também funciona bem. Para quem não deseja pintar as paredes, a dica é usar papel de parede. "Algumas opções trazem estampas que também podem dar a sensação de amplitude ao espaço. Em paredes brancas, quadros ajudam a dar vida. Se quiser usar esse espaço para armazenamento, nichos e prateleiras são uma excelente opção: são a parte mais em conta da marcenaria", comenta Ana.

Caso tenha interesse em mudar as luminárias, a criatividade novamente poderá fazer a diferença. "Em um dos meus projetos, fiz uma luminária com barbantes. É uma solução barata e muito em conta", destaca. Por fim, já que a ordem é dar nova vida aos ambientes, nada melhor do que utilizar plantas. "Baratas, as plantas trazem diversos benefícios aos moradores: além de embelezarem o espaço, também purificam o ar, tornando-o mais saudável. Espada de São Jorge, jiboia, lírio da paz, antúrio e samambaia são algumas espécies usadas em interiores", indica a especialista.

Você pode gostar
Comentários