Distrito fica esquecido no munic�pio de Nova Igua�u

Moradores de bairros mais afastados do Centro reclamam da car�ncia de investimento social na regi�o

Por O Dia

Os moradores do bairro Corumb�  sofrem com a falta de asfalto
Os moradores do bairro Corumb� sofrem com a falta de asfalto - Foto do leitor

Quem circula pelas ruas do Centro de Nova Igua�u com frequ�ncia pode at� achar que as coisa n�o cidade n�o est�o t�o mal. Mas longe da agita��o e dos olhos da maioria, a situa��o � preocupante. Em um dos maiores distritos do munic�pio, os moradores se sentem abandonados.�Nos bairros Corumb�, Santa Rita, Nova Bras�lia, Adrian�polis e outros ao redor, falta�saneamento b�sico, �gua encanada e seguran�a.�

Pelas ruas da regi�o do Terceiro Distrito n�o � dif�cil encontrar ruas sem asfalto, esgoto a c�u aberto e moradores que sequer t�m �gua encanada. "A regi�o respira falta de perspectiva e um futuro incerto mesmo ap�s um ano de mandato dos eleitos do pleito de 2016. Este descaso n�o pode permanecer; os moradores est�o cansados de ouvir falsas promessas e nunca ter algo realmente concreto para mudar esta realidade", reclama��Charles Souza, do movimento 'Acorda Nova Igua�u'.

Nas ruas, 2, 3 e 4 , do bairro Corumb�, � poss�vel ver o retrato do abandono. Falta rede de esgoto e o asfalto virou um sonho que parece cada dia mais distante. Al�m disso, as fam�lias sofrem com as valas negras repletas de lixo em diversos pontos da regi�o. "Entra governo, sai governo e ningu�m nunca cumpre nada. S�nos resta a frustra��o e a tristeza por sermos obrigados a viver desta maneira", desabafa um morador que pediu para n�o ser identificado.

Em Adrian�polis, a situa��o � parecida. Rua sem asfalto e esgoto a c�u aberto. "Quem mora em bairros mais afastados fica esquecido. Falta investimento em infraestrutura e saneamento. Na minha rua mesmo, o esgoto escorre direto, contribuindo para a prolifera��o de mosquitos, ratos... nos deixando vulner�veis a v�rias doen�as", diz Jorge Cl�udio, morador da Rua Armando Dias Pereira.

SEGURAN�A PREOCUPA

A quest�o da seguran�a � outro problema que preocupa quem mora nos bairros de�Corumb� e Santa Rita. Segundo moradores, o tr�fico tem crescido na regi�o. "At� uns anos atr�s, a gente podia ficar tranquilo aqui. Faltava muita coisa, mas t�nhamos mais seguran�a e nos orgulh�vamos por morar num local que n�o tinha tanta viol�ncia. Agora, nem isso temos", denuncia um morador de Santa Rita.

A ilumina��o p�blica tamb�m � prec�ria e, em muitas ruas, praticamente n�o h� l�mpadas nos postes. "Aqui na minha rua estamos no escuro. Nos preocupamos porque fica mais f�cil para assaltantes atuarem", disse Luiz Carlos, morador de Jardim Corumb�.�

A PM�afirmou que o 20� BPM (Mesquita) realiza patrulhamento em toda a regi�o com viaturas�e solicitou que den�ncias sejam feitas pelo 190 ou atrav�s do Disque-Den�ncia, pelo 2253-1177. As queixas devem ser prestadas na delegacia da �rea para que seja confeccionada a mancha criminal. J� a Prefeitura de Nova Igua�u informou que�Secretaria de Infraestrutura est� desenvolvendo projetos para melhorias em toda regi�o e ressaltou que, mesmo com a crise econ�mica, tem feito obras na cidade.

Galeria de Fotos

Os moradores do bairro Corumb� sofrem com a falta de asfalto Foto do leitor
Em Santa Rita, a falta de saneamento b�sico preocupa os moradores Foto do leitor

Coment�rios