Por tiago.frederico
Publicado 05/07/2015 18:58 | Atualizado 05/07/2015 18:59

Rio - O prefeito Eduardo Paes apresentou neste domingo a primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) a chegar à cidade. Instalado na Rua General Luís Mendes de Morais, no Santo Cristo, o trem é um dos 32 veículos encomendados pela Prefeitura carioca para o sistema de 28 Km em trilhos, que fará a ligará entre a Região Portuária ao Centro. Os trens começarão a circular no primeiro semestre de 2016.

LEIA MAIS: Catamarã Corcovado chega ao Porto do Rio neste domingo

"De todas as intervenções de mobilidade, o VLT é o mais importante. Ele entrega todos os modais. Todos os BRTs, barcas, trem e metrô vão se integrar. É uma libertação para o Centro e vamos retirar essa confusão enorme de ônibus na cidade", declarou Paes.

Primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegou à cidade do Rio de JaneiroCarlo Wrede / Agência O Dia

Na área interna do veículo, predominam as cores verde e azul, em homenagem à paisagem da cidade do Rio de Janeiro. O sistema de fornecimento de energia APS (alimentação pelo solo) permite ao Rio ter um VLT em operação totalmente livre de catenárias, cabos aéreos de captação da energia elétrica.

O veículo passará por testes mecânicos e operacionais em período de três a quatro meses, em duas etapas: estática e dinâmica. Cada veículo tem 3,82 metros de altura, 44 metros de comprimento por 2,65 metros de largura, com capacidade para 420 passageiros. Os trens serão bidirecionais e equipados com oito portas por lateral. Este VLT é o primeiro de uma série de cinco unidades fabricadas na França que chegarão ao Rio até o fim do ano. Os outros 27 carros estão em produção no Brasil por meio de acordo de transferência de tecnologia e serão entregues ao longo de 2016.

Eduardo Paes e Pedro Paulo%2C seu secretario executivo de Coordenação de GovernoCarlos Wrede / Agência O Dia


Você pode gostar

Publicidade

Últimas notícias