Publicado 04/04/2023 16:29
Angra dos Reis- A Secretaria de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis, em parceria com o Instituto CCR/RioSP, agitou o Cais de Santa Luzia nessa seegunda,3, e hoje, dia 4. Um ônibus adaptado trouxe para as crianças das redes pública e particular de ensino o teatro ambulante de bonecos, que remete aos saltimbancos da Idade Média, com o espetáculo “Perigo Invisível”. O evento teve entrada gratuita, é aberto ao público e direcionado para crianças de 4 a 11 anos de idade.
O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungosos, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu maquiavélico plano em prática. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.
— Estamos apoiando este evento não apenas pela questão cultural, mas também pela finalidade lúdica e didática. Agradeço e parabenizo o secretário de Educação, Paulo Fortunato, por ter mobilizado os alunos da rede de ensino municipal, às diretoras das escolas particulares, à Sociedade Pestalozzi de Angra pela participação. O Instituto CCR já realiza este espetáculo há 12 anos e já fez mais de 12.500 apresentações pelo Brasil em mais de 250 cidades - enfatizou o secretário de Cultura, Andrei Lara.
O teatro de papel utilizado neste espetáculo, é inspirado em um brinquedo popular da Europa no século passado. Cada espetáculo do Buzum tem um modelo diferente de teatro de papel e os personagens saíram da peça e viraram bonecos de papel, pronto para serem manipulados. A ideia é que as crianças possam brincar com eles e criar suas próprias histórias, inventando novos personagens. Além disso, o espetáculo Perigo Invisível virou uma história em quadrinhos publicadas em um livro que contêm ainda sugestões pedagógicas, didaticamente organizadas pelas áreas de conhecimento trabalhadas nas escolas. A equipe distribuiu 30 livros por dia no evento.
As sessões foram distribuídas das 9h até às 14h50, com várias apresentações, atendendo aos alunos presentes ao projeto educacional.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.