QUEM SOMOS

O jornal foi fundado em 5 de junho de 1951 pelo então deputado Chagas Freitas, futuro governador dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.

Chagas utilizava o equipamento gráfico do vespertino A Notícia (de propriedade do ex-governador paulista Ademar de Barros) para rodar o jornal. Chagas era sócio e aliado político de Ademar na época.

Na ocasião do Golpe de Estado no Brasil em 1964, o jornal publicou reportagem publicada em 2 de abril daquele ano, em que afirmava:

“A população de Copacabana saiu às ruas, em verdadeiro carnaval, saudando as tropas do Exército. Chuvas de papéis picados caíam das janelas dos edifícios enquanto o povo dava vazão, nas ruas, ao seu contentamento”

Em 1983, O Dia foi comprado pelo jornalista e empresário Ary Carvalho. Inicialmente um veículo de forte apelo popular, voltado para notícias policiais e de violência, o jornal passou por ampla reforma no início da década de 1990, com a intenção de competir por leitores com os mais tradicionais.

Com o falecimento de Ary Carvalho em 2003, a propriedade da empresa foi divida entre suas três filhas: Ariane, Gigi e Eliane de Carvalho.

Em 2005, Ariane deixou a sociedade para fundar o jornal Q!, levando junto a rádio MPB FM.

Nesta altura, a Editora O Dia incluia ainda o jornal Meia Hora, o portal O Dia Online, a TV O Dia e a rádio FM O Dia, além de uma agência de notícias e do Instituto Ary Carvalho. Em abril de 2010 a Editora O Dia vendeu parte do seu capital para a EJESA, Empresa Jornalística Econômico SA, que publica o Brasil Econômico, por US$ 75 milhões.

Já com a EJESA, a Editora O Dia lança o desportivo MarcaCampeão - em parceria com o jornal líder espanhol Marca. Em fevereiro de 2019 o jornal ganhou um processo que o presidente Jair Bolsonaro movia contra o jornal.

Nas eleições de 2018 o jornal publicou uma sátira, onde a cabeça do presidente Jair Bolsonaro é inserida em uma suástica (que é associada ao Nazismo) com a indagação: "e ninguém vai dizer nada?" Jair Bolsonaro entrou com um processo contra o jornal. A relatora do processo deu causa ganha para o jornal, argumentando que o presidente não se ofendeu quando circulou sua foto ao lado de uma pessoa fantasiada com o que parece ser Adolf Hitler.[4]


MISSÃO

“Servir as pessoas de boa comunicação priorizando sempre a transparência, veracidade e o bom relacionamento, através do trabalho em equipe com foco no resultado buscando o nível de excelência.”


VISÃO

Ser parceiro estratégico do negócio, assegurando a atração e retenção do capital humano, através do despertar de competências e habilidades que direcionem os colaboradores aos objetivos organizacionais.


VALORES

Transparência
Comprometimento
Iniciativa
Excelência
Trabalho em Equipe
Relacionamento Interpessoal
Planejamento
Foco no Resultado


TIPOS DE CONTEÚDO
Dentro das publicações do Grupo, serão colocadas de maneira clara as seguintes formas de conteúdo : notícia, opinião, conteúdo pago e patrocinado.


GARANTIA DE INDEPENDÊNCIA EDITORIAL

O Grupo garante aos seus jornalistas o ambiente para que os critérios para produção e distribuição de conteúdos voltados para o interesse público sejam garantidos. Os mesmos possuem a garantia de não interferência seja por Interesses isolados de empresas do Grupo, de seus proprietários, autoridades, anunciantes, fontes ou profissionais, candidatos e partidos.


POLÍTICA DE CORREÇÕES

O Grupo sempre irá tratar com transparência eventuais correções em suas reportagens sempre que ocorrer um erro que impacte na precisão da informação. Os jornalistas possuem a orientação de que os erros devem ser corrigidos assim que detectados.


EQUIPE

Editor-executivo
Bruno Ferreira - [email protected]

Supervisão de conteúdo
Cadu Bruno - [email protected]
Thiago Antunes - [email protected]

Chefe de reportagem
Gustavo Ribeiro - [email protected]

Coordenadora da editoria Rio
Beatriz Perez - [email protected]

Coordenadora da editoria Diversão
Tábata Uchoa - [email protected]

Coordenador da editoria Esporte
Pedro Logato - [email protected]

Coordenadora das editorias Economia, Brasil e Mundo
Marina Cardoso - [email protected]

Coordenadora do Núcleo Investigativo
Bruna Fantti - [email protected]

Editor do site O DIA e Meia Hora
Bruno Ferreira - [email protected]

Editor de O DIA (versão impressa)
Paulo Moreira - [email protected]

Editor do Meia Hora (versão impressa)
Edmo Júnior - [email protected]


COMO FALAR COM O DIA

O Dia incentiva a participação dos seus leitores e possui diversas formas de ouvir diferentes opiniões para melhor construir o conteúdo com diversos pontos de vista. Todas as matérias possuem espaço para comentários e o compartilhamento de diferentes visões.
Além destes espaços, o usuário poderá a qualquer tempo falar com a redação aqui .


TERMOS DE USO

- Política de privacidade
- Termo de diversidade
- Código de ética


PREMIAÇÕES

Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (Esso)

  • 1996: Esso Regional Sudeste, concedido a João Antônio Barros, pela obra "OS 162 CARELIS DA POLÍCIA"
  • 1997: Esso Regional Sudeste concedido a Albeniza Garcia e Equipe, pela obra "INFÂNCIA A SERVIÇO DO CRIME"
  • 1998: Esso de Criação Gráfica, na categoria jornal, concedido a André Hippertt e Renata Maneschy, pela obra "INFÂNCIA PERDIDA"
  • 1999: Esso de Criação Gráfica, na categoria jornal, concedido a André Hippertt e Renata Maneschy, pela obra "O PREÇO DA LIBERDADE"
  • 2002: Esso de Reportagem, concedido a Sérgio Ramalho, pela reportagem "Morto Sob Custódia"
  • 2003: Esso Regional Sudeste, concedido a João Antônio Barros, Bartolomeu Brito e Márcia Brasil, pela reportagem "Crime Sobre Rodas"
  • 2004: Esso de fotografia, concedido Carlos Moraes, pela reportagem "Ataque a Helicóptero: Reação, Fuga e Execução"
  • 2005: Esso Regional Sudeste, concedido a Pedro Landim, Fábio Varsano, Sérgio Ramalho, Aluizio Freire e Equipe, pela reportagem "Chacina"
  • 2006: Esso Regional 3, concedido a Mônica Pereira e equipe, pela reportagem "Venda de Cadastros de Aposentados"
  • 2008: Esso Especial de Primeira Página, concedido a Alexandre Freeland, André Hippertt, Breno Girafa, Ana Miguez e Luisa Bousada, pela reportagem "CIENTISTAS BRASILEIROS FAZEM ALERTA: MAIS TERREMOTOS VÊM AÍ"
  • 2009: Esso Especial de Primeira Página, concedido a André Hippertt, Karla Prado e Alexandre Freeland, pela reportagem "A FAIXA PRETA HOJE É DE LUTO"[
  • 2010: Esso de Fotografia, concedido a Alexandre Vieira, pela obra "Faroeste Carioca"


Prêmio Vladimir Herzog

Prêmio Vladimir Herzog de Jornal
Ano Obra Veículo de mídia Autor Resultado
2002 "Quando a vida tem preço" O Dia Sérgio Ramalho Araújo Venceu


Menção Honrosa do Prêmio Vladimir Herzog por Jornal
Ano Obra Veículo de mídia Autor Resultado
2014 'As Confissões do Coronel Malhães" Jornal O Dia – Rio de Janeiro Juliana Dal Piva Venceu

Outros
  • 2012: ganhou o prêmio "Excelência Jornalística" na categoria Cobertura Noticiosa da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) pela série de reportagens sobre a pacificação da Rocinha (2011)