Historiador e poeta Brasil dos Reis um dos fundadores do Ateneu.Divulgação/PMAR
Publicado 10/05/2023 10:42
Publicidade
Angra dos Reis- Com cinco décadas de dedicação à literatura e à cultura, o Ateneu Angrense de Letras e Artes (AALA), entidade cultural mais importante de Angra dos Reis celebra seu Jubileu de Ouro. As comemorações começam neste sábado, 13, com o XXXVII Concurso de Poesias Poeta Brasil dos Reis. A cerimônia acontecerá, às 19h, no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, com entrada gratuita.
“Estamos comemorando os 50 anos de uma instituição que jamais fechou suas portas. São anos de um calendário cultural ativo e presente na história da cidade, além de ser a principal fonte de pesquisa sobre a nossa história”, declarou Marcelo Ramos, presidente do AALA.
Com a participação de muitos poetas, mais uma vez o Ateneu Angrense reposiciona o nome de Angra dos Reis no cenário cultural e turístico do Brasil, com a participação de vários artistas dos estados brasileiros que foram classificados.
O concurso de Poesia Brasil dos Reis é sempre o primeiro evento do Calendário Cultural da instituição e é parte importante da história da cidade, prestando devida homenagem a um dos fundadores do Ateneu através de um concurso de nível internacional que movimenta o cenário literário de todo o Brasil e países de língua portuguesa, apresentando ao público uma solenidade, concurso de interpretação de poesias, premiações e a publicação de uma revista com o resultado dos classificados do 1° ao 10° lugar, cujo o tema abordado foi o Jubileu de Ouro.
Ainda no evento, será comemorado o aniversário do Ateneu, ocorrido no dia 30 de abril. Após a premiação das poesias, haverá ainda o Concurso de Interpretação, onde os três classificados nas categorias: soneto e verso livre, regional ou nacional serão interpretados por artistas de Angra dos Reis. Ambas as premiações acontecerão de forma simultânea.
Para o secretário Municipal de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, os 50 anos do Ateneu é uma conquista da cultura angrense.
“Me sinto honrado em ser o secretário de Cultura e Patrimônio que está celebrando o Jubileu de Ouro do Ateneu Angrense de Letras e Artes. Uma data histórica para Angra e para a nossa cultura, já que o Ateneu é a responsável por salvaguardar a nossa memória através de publicações que revelam nossa história. Muitos anos de vida para o Ateneu!”, celebrou o secretário.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias