Publicado 18/05/2023 22:02
Ilha Grande- O Ecomuseu Ilha Grande, promove oficinas, palestras e exposições virtuais gratuitas na 21ª Semana Nacional de Museus, que ocorre até domingo (21/05), em todo o Brasil. O tema da edição deste ano é “Museus, sustentabilidade e bem-estar". Durante a semana, serão promovidos projetos baseados na relação do ser humano com o ambiente, seguindo as diretrizes da Rio2030 - maior iniciativa de implementação da Agenda 2030, da ONU, do país. O Ecomuseu Ilha Grande é uma unidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Uerj, que integra o Sistema Estadual de Museus.
- Através dos museus criamos vínculos com o passado e possibilidades para o futuro, o mesmo ocorre com a sustentabilidade. Para continuarmos contando a trajetória das transformações sociais precisamos garantir o futuro do planeta e das próximas gerações. Cuidar do meio ambiente é uma das prioridades do nosso governo e junto com a cultura estamos mostrando a importância da preservação – relatou o governador Cláudio Castro.
A semana do Dia Internacional do Museu, comemorado nesta quinta-feira (18/05), tem o objetivo de promover a cultura no país e intensificar a relação da sociedade com os espaços de memória. A temporada de 2023 propõe refletir sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social. Com foco nesses objetivos, os núcleos do Ecomuseu Ilha Grande organizaram atividades presenciais, como as oficinas sobre a importância da reciclagem para a geração de renda da comunidade local.
O centro de memórias está disponibilizando atividades virtuais relacionadas à temática, como apresentação de uma série de vídeos e postagens nas redes sociais que tratam do papel do Ecomuseu e da comunidade na sustentabilidade local e preservação da paisagem natural. Também apresenta conceitos sobre patrimônio mundial da humanidade, sustentabilidade e memória.
O Parque Botânico do Ecomuseu lançará, no dia 27 de maio, a 1ª Visita Virtual em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica e dentro das atividades da 21ª Semana Nacional de Museus. A visita apresenta a exposição de Plantas Nativas da Ilha Grande, com a valorização da história humana desde os povos originários até os dias atuais. O link estará disponível no site do Ecomuseu: www.ecomuseuilhagrande.uerj.br.
Roteiro com exposições gratuitas no estado do Rio
Centro Cultural Banco do Brasil
Roteiro com exposições gratuitas no estado do Rio
Centro Cultural Banco do Brasil
Realiza no sábado (20.05) uma apresentação interativa do Grupo Sonori. Com instrumentos feitos de sucatas e jogos corporais.
Local: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro , às 13h
Local: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro , às 13h
Museu Ciência e Vida – Duque de Caxias
O museu recebe até sexta-feira (19.05) a exposição “Independência Cabocla” que traz uma reflexão sobre o Brasil dos tambores e dos batuques, das curas e curandeiros, das danças, musicalidades e seus ritmos.
Local: Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias
Visitação: Terça a sexta feira, das 9h às 17h
Local: Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias
Visitação: Terça a sexta feira, das 9h às 17h
Museu de História e Artes do Estado do Rio de Janeiro – Niterói
A exposição “Arte do retrato – variações de olhar”, em exibição até o dia 30 de julho, no Museu do Ingá, um espaço da Funarj em Niterói, apresenta um panorama diversificado da história do retrato no Brasil antes das selfies. A mostra reúne pinturas, gravuras e fotografias do século XIX e XX que são das coleções dos museus e espaços culturais vinculados à Funarj.
Local: Rua Presidente Pedreira, 78 – Ingá, Niterói
Visitação: Quarta-feira a domingo, de 12h às 17h
Local: Rua Presidente Pedreira, 78 – Ingá, Niterói
Visitação: Quarta-feira a domingo, de 12h às 17h
Museu da Justiça
Local - Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro
Exposição permanente
Exposição permanente
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.