Alunos da escola municipal Bilíngue Educação de Surdos( EMBES) em Angra dos Reis sendo orientados a como agir em situações de riscoDivulgação/Redec 4 Costa Verde
Publicado 22/09/2023 00:53 | Atualizado 22/09/2023 01:05
Publicidade
Costa Verde - Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta quinta-feira (21), a Defesa Civil Estadual realizou uma série de simulados de desocupação em instituições de apoio às pessoas com transtornos e deficiências físicas, intelectuais, visuais e auditivas.
 
Defesa Civil Estadual simulando desocupação do Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional - Favo de Mel, no Rio - Divulgação/crédito: Ricardo Cassiano / Sedec
Defesa Civil Estadual simulando desocupação do Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional - Favo de Mel, no RioDivulgação/crédito: Ricardo Cassiano / Sedec
A iniciativa, inédita no Brasil tem como objetivo instruir alunos, equipe pedagógica e equipe de apoio para lidar com situações de emergência, como incêndios e desastres naturais.
Equipes do Corpo de Bombeiros(10º GBM), Defesa Civil Estadual -Redec4 Costa Verde e Defesa Civil Municipal envolvidos na ação inédita no paísDivulgação/Redec 4 Costa Verde
Em todo o Estado, cerca de 2 mil pessoas de 20 unidades de ensino foram mobilizadas a participarem dos simulados. Na capital, a ação aconteceu no Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional Favo de Mel, da Faetec, localizado na Rua Clarimundo de Melo, 847. A unidade oferece capacitação profissional para jovens com deficiência intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Alunos e funcionários sendo instruídos a desocupar o prédioDivulgação/Redec 4- Costa Verde
Em Angra dos Reis/RJ, na costa verde, agentes das Defesas Civis estadual e municipal, e do Corpo de Bombeiros (10º GBM) – lembraram a data. As atividades coordenadas pela Redec 4 – Costa Verde foram realizadas na escola municipal Bilingue Educação de Surdos ( EMBES), no Parque das Palmeiras, com a participação de cerca de 50 pessoas entre alunos e funcionários.
O exercício simulou uma situação de emergência com a necessidade de evacuação das pessoas do local de emergência para uma área segura. O objetivo, que é de garantir a segurança de todos, sem restrições, foi alcançado. “As atividades são direcionadas para os públicos específicos atendidos por cada instituição. Nossa missão é ensinar como prevenir, identificar e agir em situações de risco, avaliando as peculiaridades de cada grupo. Esse é só o projeto-piloto. Ano que vem pretendemos ampliar a capilaridade, beneficiando ainda mais pessoas - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Leandro Monteiro.
 
Militares engajados no projeto piloto lançado pela Defesa Civil do EstadoDivulgação/crédito: Ricardo Cassiano/Sedec
Na capital
Os exercícios de simulação no Rio de Janeiro foi realizado pela Defesa Civil estadual no Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional Favo de Mel, da Faetec, na Rua Clarimundo de Melo, 847. A unidade oferece capacitação profissional para jovens com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias