Moradores fecham a Rua Gregório Galindo, acesso ao centro, cobrando o restabelecimento de energia elétrica interrompido há mais de 24 horasDivulgação/reprodução rede social
Publicado 20/11/2023 20:33
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Costa Verde - A segunda-feira, 20 de novembro, feriado nacional da Consciência Negra, foi marcada em Angra dos Reis/RJ, por protestos, no continente e na Ilha Grande, pela falta de energia elétrica desde sábado (18), na cidade. Com cartazes na mão a população debaixo de chuva saiu pelas ruas, na vila do Abraão, pedindo ao poder público mais dignidade e uma posição sobre a falta de energia. Moradores do condomínio Porto Real, às escuras, fizeram um panelaço. No Morro da Glória 1 houve manifestações na rua com barricadas, a Polícia Militar esteve presente para garantir o trabalho das equipes da Enel no local. Na Praia do Anil moradores interditaram a pista de acesso ao centro ateando fogo. A PM chegou no local.
Praia do Anil ( Avenida Airton Senna) próximo ao centro, manifestantes colocam fogo no meio da rua. - Divulgação/Reprodução rede social
Praia do Anil ( Avenida Airton Senna) próximo ao centro, manifestantes colocam fogo no meio da rua.Divulgação/Reprodução rede social
O problema enfrentado já dura mais de 24 horas, e ficou ainda maior, após o temporal que atingiu Angra na manhã desse domingo(19). No continente a situação ainda se agravou, porque além da eletricidade moradores cobram por água que não chega nas torneiras, mesmo com o trabalho de reparo da tubulação danificada por uma máquina da empresa de terraplenagem que prestava serviço à prefeitura no bairro Banqueta. Essa tubulação que sai da barragem abastece a Japuíba, bairros próximos ao centro e morros da cidade. A prefeitura em nota informou que vai acionar a Enel na Justiça para garantir agilidade no restabelecimento da energia  e melhorias no serviço prestado pela empresa, afirmando a necessidade do funcionamento da bomba d'água, para garantir o abastecimento. ( Leia abaixo a nota da prefeitura de Angra).
Moradores da Vila do Abraão, na Ilha Grande querem uma equipe de emergência na ilha e o restabelecimento da energia elétricaDivulgação
 
"A Prefeitura de Angra dos Reis vem de forma incessante trabalhando para responsabilizar judicialmente a empresa Enel pela má prestação de serviço de energia elétrica na cidade. Em mais uma ação na defesa dos direitos dos consumidores angrenses, a Procuradoria-Geral do Município dará entrada nos próximos dias em uma nova ação judicial contra a concessionária de energia.

Essa ação será bem ampla: além de cobrar novamente que seja prestado um serviço mais ágil no reestabelecimento da energia, o governo municipal vai exigir também um cronograma de execução de obras a fim de garantir a segurança dos moradores, evitando, por exemplo, a queda de postes e que fios de alta tensão fiquem expostos nas ruas, podendo ocasionar tragédias".

Ainda de acordo com o município, já tramita na 2° vara cível da comarca de Angra dos Reis, a ação judicial n° 0001859-71.2022.8.19.0003, de 2022, que solicita que a empresa seja obrigada a prestar um serviço de melhor qualidade e de forma contínua, considerando a previsibilidade da falta de energia elétrica constante, que nos últimos anos tem causado grandes transtornos e danos aos moradores e turistas que visitam a cidade.
Panelaço no condomínio Porto RealDivulgação
Prefeitura auxilia a Enel

A prefeitura de Angra informou que para garantir o funcionamento do gerador da Vila do Abraão, na Ilha Grande, e assim minimizar os problemas causados pela falta de energia, neste domingo, 19 de novembro, a Prefeitura auxiliou a Enel na logística de transporte de tambores com mais de mil litros óleo diesel.

As secretarias de Desenvolvimento Regional, Executiva da Ilha Grande e Serviço Público conseguiram embarcação e funcionários para trazer os recipientes para serem abastecidos em postos de combustíveis do continente, para serem levados em seguida de volta à Ilha Grande. Como a concessionária de energia não dispunha de equipe no local, também coube à prefeitura a tarefa de abastecer o gerador.
Moradores do Morro da Glória colocam barricadas e fecham o trânsito em protesto a falta de energia elétricaDivulgação
A Enel Rio- Distribuidora de Energia disse em nota, que montou um esquema de atuação para agilizar o atendimento  após danos causados pelas chuvas e garantiu que 84% dos clientes afetados no estado tiveram o serviço normalizado.( Leia nota)
"A Enel Distribuição Rio informa que 84% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite de sábado (18) tiveram o serviço normalizado. O evento climático, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia. Neste momento, as cidades mais afetadas são Niterói, São Gonçalo, Saquarema, Petrópolis e Maricá. Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo, que atuaram durante toda a noite e o dia de hoje para agilizar o atendimento às emergências.

A Enel segue trabalhando com força total para recuperar todos os clientes o mais rápido possível. Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). As solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br.
 
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