Angra é a primeira cidade fluminense a receber o programa 100% digital do governo do EstadoDivulgação/SEIRJ
Publicado 06/12/2023 18:17 | Atualizado 08/12/2023 11:42
Publicidade
Angra dos Reis  - Angra dos Reis é a primeira cidade a receber a implantação do SEI-RJ por meio do programa estadual. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Transformação Digital, avança no objetivo de um estado 100% digital. A ação pioneira, em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, tem foco na digitalização dos serviços estaduais com a implementação de estratégias digitais, de forma a desburocratizar a gestão pública e facilitar a vida do cidadão.
O lançamento da implantação do SEI-RJ, fruto de um acordo de cooperação técnica entre o estado e o município, foi realizado durante a abertura da 2ª edição do Angra Tech, evento que acontece hoje no Centro de Estudos Ambientais (CEA) da cidade. O secretário de Estado de Transformação Digital, Mauro Farias, também apresentou a palestra “Transformação Digital no Estado do RJ” no encontro, que contou com a presença do presidente do PRODERJ, Flávio Rodrigues.
“Hoje, o Rio de Janeiro tem o maior projeto de transformação digital do país. Por determinação do governador Cláudio Castro, que é um entusiasta do tema e pioneiro na criação da primeira secretaria estadual com esse foco no país, estamos atentos e trabalhando intensamente na digitalização de todo o estado. É com muito orgulho que, após o lançamento do RJ Digital Municípios em junho e a realização de diversas capacitações e oficinas, anunciamos a primeira entrega do programa. Temos certeza que a implantação da solução será uma verdadeira transformação na gestão de Angra dos Reis. Agradeço ao prefeito Fernando Jordão e a toda a equipe da secretaria e do PRODERJ pelo apoio e dedicação para mais essa conquista”, destacou o secretário Mauro Farias.
A implantação do SEI-RJ possibilitará que ações da prefeitura como, por exemplo, tramitação de memorandos, ofícios e licitações sejam realizadas de forma digital. Além de uma grande economia de papel e material de expediente, a nova solução dará mais agilidade, transparência, eficiência e celeridade aos processos. A substituição do papel também confere mais segurança e confiabilidade nos dados transmitidos e permitirá consultas mais ágeis e eficazes, além de melhor controle de prazos. A tramitação também passará a ocorrer em vários setores ao mesmo tempo. Com isso, será possível tomar decisões de forma simultânea, com maior agilidade para a gestão.
“O SEI-RJ já é uma realidade nos serviços públicos federal e estaduais. Muitos municípios brasileiros também estão aderindo ao sistema. Angra, pelo perfil de nossa gestão, com investimentos em cidade inteligente e soluções tecnológicas das mais diversas, não poderia ficar de fora desse processo de modernização no que diz respeito à gestão pública. Por isso, temos trabalhado na digitalização dos processos administrativos e a parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transformação Digital, é fundamental. Ganha a Prefeitura de Angra e ganham os munícipes, com mais agilidade, praticidade e transparência nos processos”, destacou o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão.
Programa RJ Digital Municípios
Com o objetivo de ampliar a digitalização dos serviços públicos em prol de toda a população, o Rio de Janeiro, por meio de uma parceria pioneira entre a Secretaria de Estado de Transformação Digital e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, lançou, em junho desse ano, o Programa RJ Digital Municípios e vem promovendo sua ampliação em todo o estado, com a realização de diversas ações como, por exemplo, capacitações, oficinas e disponibilização de soluções. A parceria já possibilitou a adesão de mais de 50% das prefeituras.
Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias