Estrada Beira Rio, chuva moderada e rápida no início de janeiro deste ano. O acesso que vai para aldeia indígena foi um dos mais atingidos em menos de um mês, com a chuva de dezembro do ano passado que matou dois idosos no bairroDivulgação/reprodução rede social
Publicado 13/01/2024 12:26 | Atualizado 13/01/2024 17:48
Costa Verde - A previsão da meteorologia para este final de semana é de chuva forte com 50mm previstos para o litoral a partir da tarde, nas três cidades (Angra, Paraty e Mangaratiba) céu encoberto com nuvens carregadas com chuva forte, surpreendeu os banhistas. O final da manhã deste sábado(13) com temperatura em declínio, comparados aos mais dos 37graus registrados desde a semana passada. A mudança é acompanhada pelo Cemaden-RJ, em todo o estado, que a alerta para deslizamentos na costa verde.
Por conta da passagem de uma frente fria pela costa verde, para este final de semana, as defesas civis de Angra e Mangaratiba já emitiram alerta à população desde ontem, (12) por msm. Segundo os órgãos as chuvas podem ser de moderadas a forte, com rajadas de vento e trovoadas. A CCR RioSP também pede aos motoristas atenção, na tarde deste sábado, no trecho da Rio-Santos entre Paraty e Mangaratiba, nos km 503 ao 424, evitem estacionar.
Cachoeira do Corisco em Paraty volume de água assusta os moradores - Divulgação/reprodução rede social
Cachoeira do Corisco em Paraty volume de água assusta os moradoresDivulgação/reprodução rede social
Em Angra, que já chove forte desde a madrugada, a Defesa Civil municipal está em estado de observação e segundo o agente de relações públicas Lauro Oliveira, o mau tempo deve prevalecer pelos próximos dois dias e faz  um alerta à população.
- Atenção dos moradores às mensagens oficiais enviadas por msm, em especial ao bairro Bracuí, por conta da nascente do Rio em Bananal e as obras de recuperação que acontecem na comunidade atingida com o temporal de dezembro do ano passado” – frisou Lauro, chamando atenção redobrada para área ribeirinha e estrada Beira Rio cujo acesso à aldeia Sapukai, com o temporal o nível do rio pode subir provocando inundações.
Ilha Grande sem visibilidade por conta do mau tempoDivulgação/reprodução rede social
 Outro alerta de Lauro é aos motoristas que forem trafegar pela Rio-Santos, além dos pontos em obras, com sinalizações, a atenção deve ser redobrada, velocidade reduzida e se o volume de água for intenso procurar local seguro para se abrigar até que a chuva reduza e possa seguir viagem. Principalmente por conta dos deslizamentos e quedas de árvores, que sempre atingem a rodovia quando a chuva é intensa. “ Evite praia, cachoeira e piscinas, e cuidado com a queda de árvores em rede elétrica”. Em caso de emergência solicite 199 ou 193 Corpo de Bombeiros.
Em Mangaratiba a Defesa Civil emitiu, hoje, pela manhã, na sua rede social um alerta de chuva forte. ( Abaixo)

Mangaratiba em estado de alerta para chuva forte que já atinge as cidades do litoral da costa verdeDivulgação/rede social

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Defesa Civil Estadual/ CBMERJ, o risco geológico é alto na Região Metropolitana e na Costa Verde, com perigo de deslizamento de terra em São Gonçalo, Niterói e em Paraty. No restante do Estado, o risco é baixo a moderado.

Previsão

O cenário atual é de núcleos de chuva moderada a forte na Região Serrana e na Costa Verde. Para as próximas horas, a previsão é de pancadas de chuva moderada a forte em todo o estado.



Publicidade
Leia mais

Você pode gostar

Show Player

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

Publicidade

Últimas notícias