Usuários são acolhidos na Ouvidoria e nos projetos da Saúde Pública de AraruamaASCOM Araruama
Publicado 23/12/2022 13:21 | Atualizado 23/12/2022 13:21
A gente cansa de ler e ouvir isso: “a saúde não funciona em lugar nenhum” ou até mesmo “a saúde está no fundo do poço”. Em Araruama, na Região dos Lagos, a prefeita Livia (PP) lançou um projeto audacioso e inovador, intitulado “Saúde Acolhedora”.
O cuidado e o comprometimento dos servidores públicos com o atendimento humanitário dos pacientes têm sido o grande diferencial em diversos setores, como a nova Ouvidoria da Saúde, que funciona de forma integrada com os outros órgãos da administração pública municipal.
A Ouvidoria da Saúde é a porta de entrada da secretaria e hoje faz o acolhimento dos usuários do SUS, assim como orienta e direciona para os serviços existentes na rede de saúde pública de Araruama.
Em consonância com esse projeto, a Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado diversas ações, tendo o atendimento domiciliar como o eixo central de dois programas revolucionários: a Casa Saúde e a Fisio Casa.
A importância da busca ativa da enfermeira na atenção primária é o foco da saúde acolhedora, que por meio da visita domiciliar, de segunda a sexta, consegue fazer curativos, revalidar receitas, agendar consultas e exames. A Casa Saúde recupera a autoestima e resgata a dignidade dos cidadãos araruamenses.
Já a Fisio Casa oferece atendimento para a população que necessita de tratamento fisioterapêutico. O projeto transforma a casa de um fisioterapeuta desempregado em núcleo de fisioterapia no bairro.
Até outubro de 2022, o Município de Araruama, que tem um dos orçamentos mais pobres da Região dos Lagos, investiu R$ 152.515.614,70 na área de Saúde Pública, e em breve vai entregar dois equipamentos importantes à população: a Central de Medicamentos e o Centro de Imagem, com equipamentos modernos e de última geração.
“A recepção acolhedora da Ouvidoria da Saúde de Araruama tem essa capacidade de escuta e de diálogo. É o respeito e a atenção ao usuário que fazem a diferença na gestão da prefeita Livia, que tem se empenhado em capacitar todos os profissionais da rede de saúde básica para esse atendimento humano e resolutivo”, destacou o ouvidor Arlindo Junior.
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