Publicado 04/04/2023 15:30
Araruama - A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria Municipal de Política Social, vem transformando a vida das pessoas em situação de rua. Um dos mais importantes equipamentos de ressocialização é o Sítio Nova Vida, que completa dois meses na próxima quinta-feira (6).
O projeto de reintegração social tem capacidade para abrigar até 50 pessoas e tem mudado de fato a realidade dos cidadãos em vulnerabilidade social. Num local confortável para dormir, eles têm no mínimo cinco refeições diárias e ainda participam de atividades socioeducativas e oficinas de geração de trabalho e renda.
A equipe do Sítio Nova Vida, sob a coordenação do assistente social Marcelo Alcântara, tem feito a diferença na vida dessas pessoas, resgatando a cidadania e viabilizando o direito de acesso à documentação civil, ao atendimento médico e odontológico, dentre outras ações, em parceria com as Secretarias de Saúde e Agricultura.
"O Sítio Nova Vida é mais do que um abrigo, é um lugar de oportunidades e novas perspectivas de vida. Além de trabalhar no espaço, eles têm acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. Parabéns à prefeita Livia de Chiquinho por implantar e subsidiar esse projeto tão revolucionário", afirmou a secretária de Política Social, Kátia Gonçalves.
Com diversos treinamentos sendo realizados no local, os beneficiados com o projeto aprendem técnicas de artesanato, cestaria, cultivo de horta orgânica, biscoitos e doces caseiros por meio das aulas de confeitaria e panificação, e ainda cuidam de dois galinheiros e da produção de ovos caipiras. Esses produtos são comercializados na loja que fica em anexo ao sítio.
A preocupação com a autoestima e qualidade de vida dos abrigados também é outro diferencial do projeto, que alia arte, cultura e saúde. Aulas de canto e violão, circuito funcional e caminhada orientada são outros atrativos.
A prefeita Livia de Chiquinho afirma que o sítio, que tem 10 mil metros quadrados, é uma importante ferramenta de resgate da dignidade do público atendido. Hoje, a unidade tem 14 abrigados, sendo 12 homens e 2 mulheres.
"A nossa gestão tem feito uma verdadeira revolução social na vida das pessoas em situação de rua. O objetivo é que esses assistidos consigam se autossustentar a partir do que eles produzirem no sítio", destacou a prefeita Livia de Chiquinho.
A loja do Sítio Nova Vida está localizada na Rodovia RJ-137, Estrada de São Vicente, no terceiro distrito de Araruama.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.